Espaço construído nas proximidades da comunidade do Chapadão, se transformou em um ambiente moderno, acessível e acolhedor para todas as idadesDivulgação/Beth Santos
Parque Carioca da Pavuna celebra um ano
Local apresenta ambiente moderno, acessível e acolhedor
Rio - No coração da Zona Norte, o Parque Carioca da Pavuna celebra um ano neste domingo (22), como um ponto de encontro e lazer para a comunidade. O espaço de cerca de 17 mil metros quadrados construído nas proximidades da comunidade do Chapadão, se transformou em um ambiente moderno, acessível e acolhedor para todas as idades.
Além das quadras poliesportiva, pista de skate, academia da terceira idade, área molhada com torres de 22 metros para refrescar o povo no calorão do Rio, o parque tem uma Nave do Conhecimento com cursos de tecnologia e inclusão digital. Dona Josi de Amorim, 63 anos, é fã do espaço: "O que o parque fez na minha vida foi uma mudança radical. Fiz os cursos da Nave e também faço ginástica, tudo isso é maravilhoso para a nossa saúde, disposição, auto estima, sou muito feliz aqui", celebra ela.
E tem uma galera que bate ponto toda a semana fazendo o funcional e deixando a saúde em dia. O Igor Silva, de 25 anos, é um deles: "Foi uma grande vantagem esse parque para a nossa comunidade, até para dar um ânimo em praticar atividade física porque sabemos que é um bem para a nossa saúde física e mental", comentou.
A Karine Santos, 33, afirma que o parque é uma benção na vida das mães, pois não precisam mais ficar procurando atividade para as crianças longe de casa "Eu frequento o Parque Pavuna desde que inaugurou. Eu acho que foi um benefício muito grande, temos muita carência de opções de lazer, então saber que tenho um parque perto de casa com estrutura para a minha filha brincar, é ótimo", elogia.
E não é só a galera da atividade física que comemora há um ano a chegada deste parque. Um grupo de amigos que curte Charme e Black Music viu no espaço o local ideal para se encontrar e dançar as suas músicas favoritas. Daí surgiu o grupo Pavuna Black Music que risca o chão todo o segundo sábado do mês.
"O Pavuna Black Music foi um projeto criado por amigos para que possamos curtir e dançar as músicas que gostamos e se divertir em nossa região. Quem quiser participar, o baile é aberto ao público e acontece todo segundo sábado do mês, é só chegar e dançar", convida um dos fundadores do grupo, o Paulinho Frajolla.
As aulas de funcional e ginástica acontecem às terças e quintas na quadra poliesportiva. Aos domingos rola um funcional na areia, além dos cursos de tecnologia.
Com um investimento da Prefeitura de mais de R$ 12 milhões, o Parque Pavuna junto aos outros três parques inaugurados (Parque Realengo, Oeste e Parque Rita Lee), se tornou um marco da requalificação urbana e ambiental em áreas de lazer e convivência em regiões carentes da cidade.
Entre as principais melhorias e atrações estão: quadra poliesportiva com alambrado; area de lazer ampla e inclusiva; acessibilidade total, com rampas e piso tátil em todo o parque; pista de skate moderna para jovens e crianças; presença da Nave do Conhecimento, com cursos e inclusão digital; área molhada com torres de 22 metros, que se destacam na paisagem da Pavuna; quiosques de alvenaria e metálicos para alimentação e convivência; banheiros públicos, salas administrativas e academia da terceira idade; kit de ginástica para atividade física ao ar livre e plantio de mais de 130 árvores, reforçando o compromisso com o meio ambiente.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.