A Defensoria Pública do Rio de JaneiroDivulgação

Rio - A partir de agosto, a Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro (DPRJ) passará a participar, uma vez por mês, das ações do CadMóvel Carioca, um serviço itinerante da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) que leva atendimento do Cadastro Único a diferentes bairros do Rio.
Durante as ações, a Defensoria vai oferecer orientações jurídicas e serviços como emissão de segunda via de documentos e certidões de nascimento para pessoas ainda não registradas.
Essa iniciativa integra o programa Documenta Rio, que já conta com a parceria do Detran-RJ e tem como foco ampliar o acesso à documentação civil para a população em situação de vulnerabilidade.
"A participação da Defensoria Pública no Documenta Rio vai ampliar ainda mais a oferta de serviços e a garantia de direitos para os usuários que buscam o CadMóvel. Somos muito gratos por esta parceria", afirmou Martha Rocha, secretária Municipal de Assistência Social.
O CadMóvel Carioca foi criado para descentralizar o atendimento do CadÚnico e facilitar o acesso da população a benefícios como o Bolsa Família, a tarifa social de energia elétrica, entre outros. A entrada da Defensoria nas ações busca ampliar o alcance desses serviços e garantir que mais pessoas consigam regularizar sua documentação para acessar políticas públicas.
"A parceria foi consolidada, e, a partir de agosto, a instituição marcará presença mensalmente nas ações desenvolvidas, ampliando o acesso a direitos e fortalecendo o atendimento à população em situação de vulnerabilidade no Município do Rio de Janeiro", disse o defensor público Eduardo Quintanilha Telles de Menezes, assessor parlamentar e de Relações Institucionais da DPRJ