Auditório lotado no ExpoRio Cidade Nova para acompanhar as palestras sobre inovação e inteligência artificial no penúltimo dia do Sebrae Rio SummitDivulgação
As palestras trouxeram exemplos práticos da aplicação da IA nos pequenos negócios, além de reflexões sobre ética, regulação, o futuro do trabalho, tendências tecnológicas e o papel da criatividade humana nesse cenário.
“O empreendedor precisa ter processos claros para maximizar toda a potencialidade da IA. Ela é uma extensão da nossa forma de pensar e está revolucionando o mundo. Estar atento a essas mudanças é fundamental”, destacou Antônio Alvarenga, diretor-superintendente do Sebrae Rio.
Ao longo da semana, o Sebrae Rio Summit já passou por temas como educação empreendedora para a Geração Z, empreendedorismo feminino e finanças. Nesta sexta-feira, o evento se encerra com destaque para a inovação jurídica, reunindo nomes como Gabriela Prioli, Ronaldo Lemos, Ana Tereza Basílio e Felipe Dannemann.
O Sebrae Rio Summit também é palco para os protagonistas da economia local. Empresários de todas as regiões do estado compartilharam aprendizados, desafios e inspiração.
Jorge Christian, CEO da tradicional Fábrica de Balas Galo Doce, esteve no evento ao lado da esposa e sócia, Érica Guimarães. “Ser empreendedor é colocar os sonhos em prática. Participar do Summit fortalece essa jornada e nos aproxima de outros empresários”, contou.
Jennifer Pereira Rodrigues, fundadora da Afrobrand, celebrou o impacto da parceria com o Sebrae: “Eles ouvem, apoiam, ensinam. Eu aprendi a inovar e a lidar com meu público. Isso fez toda a diferença.”
Tiago Loures, profissional de marketing de Rio das Ostras, destacou a importância do aprendizado sobre IA: “Estou saindo com muito conhecimento prático para aplicar no meu dia a dia. A inteligência artificial não substitui, ela potencializa nosso tempo e trabalho.”
Elionoura dos Anjos Mendes, de 71 anos, está reformando sua cozinha para abrir um restaurante e realizar o sonho de empreender. “Nunca é tarde para tirar um sonho do papel. Empreender é correr atrás daquilo que você deseja.”
Bruno Barreto, jornalista e autor do livro À Chave, falou sobre oportunidade e pertencimento: “Você estar aqui, gratuitamente, trocando com pessoas do mercado, já é um privilégio. Acesso só não tem quem não quer ou não pode de alguma forma. Empreender é criar encontros e abrir caminhos.”
O encerramento do Sebrae Rio Summit acontece nesta sexta-feira (25), com painéis dedicados à transformação tecnológica na advocacia. Especialistas renomados do direito, da inovação e da comunicação participam das discussões sobre como a IA e outras tecnologias impactam o setor jurídico.
Com mais de 46 mil inscritos, o evento reforça o compromisso do Sebrae em capacitar e inspirar os empreendedores fluminenses para os desafios do presente e as oportunidades do futuro.







Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.