Rio - O Detran RJ abrirá seus postos de identificação civil em todo o estado, neste sábado (26), para atendimento exclusivo às pessoas com deficiência (PCD), que poderão solicitar a nova Carteira de Identidade Nacional (CIN).
A ação faz parte de uma iniciativa de inclusão promovida pelo departamento, que desde junho reserva os últimos sábados de cada mês para o público PCD, como parte de uma política de inclusão e acessibilidade. A iniciativa tem como foco a emissão da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN), documento que passou a ser emitido no estado em 2023 e que utiliza o CPF como número único de identificação.
O presidente do Detran RJ, Vinicius Farah, afirmou que o órgão está proporcionando ao público PCD um atendimento mais humanizado e personalizado. "Com ambiente mais acessível, garantindo uma redução significativa do tempo de espera. Estamos trabalhando para melhorar a vida dos cidadãos fluminenses, demonstrando nosso compromisso com as iniciativas de inclusão social”.
O atendimento especial aos PCDs será realizado mediante agendamento prévio, através do site do Detran RJ ou pelo Teleatendimento, nos números (21) 3460-4040, 3460-4041 e 3460-4042. As vagas já estão à disposição dos interessados.
No dia do atendimento, o cidadão deve apresentar a certidão de nascimento ou casamento original (ou cópia autenticada em cartório), um documento com o número do CPF, comprovante de residência e um laudo médico que indique o tipo e grau da deficiência, com o respectivo código CID (Classificação Internacional de Doenças). Cidadãos naturalizados devem apresentar o certificado.
A atual carteira de identidade com número de RG continuará válida até 2032, permitindo uma transição gradual para o novo modelo nacional.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.