Rio - A Prefeitura do Rio decretou luto oficial de três dias por Arlindo Cruz, morto nesta sexta-feira (8), oito anos após sofrer um Acidente Vascular Cerebral (AVC) – a causa do óbito foi falência múltipla de órgãos. Outra homenagem anunciada é o ato de batizar o futuro Parque Piedade, ainda em fase de obras no bairro de mesmo nome, na Zona Norte, com o nome do sambista. As decisões constam em edição extra do Diário Oficial.
Segundo a prefeitura, a motivação para dar o nome de Arlindo ao espaço de aproximadamente 18 mil metros quadrados, onde funcionava a antiga Universidade Gama Filho, é a identificação do cantor e compositor com o subúrbio carioca.
A previsão é que o agora nomeado Parque Piedade Arlindo Cruz seja inaugurado até o fim deste ano. A estrutura contará com áreas de lazer e um centro cultural, esportivo e educacional, além de parque infantil e uma área com aparelhos de ginástica. Há previsão ainda para outras estruturas, como parcão, academia e campo de futebol.
Adeus ao sambista
Arlindo Cruz, de 66 anos, estava internado desde março na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Barra d'Or, na Zona Oeste. Nas redes sociais, o perfil oficial do músico publicou: “Com imenso pesar, a família e a equipe de Arlindo Cruz comunicam seu falecimento. Mais do que um artista, Arlindo foi um poeta do samba, um homem de fé, generosidade e alegria, que dedicou sua vida a levar música e amor a todos que cruzaram seu caminho. Sua voz, suas composições e seu sorriso permanecerão vivos na memória e no coração de milhões de admiradores”.
A família agradeceu as mensagens de carinho e destacou a contribuição do artista na música. "Arlindo parte deixando um legado imenso para a cultura brasileira e um exemplo de força, humildade e paixão pela arte. Que sua música continue ecoando e inspirando as próximas gerações, como sempre foi seu desejo."
O velório de Arlindo Cruz começará nesse sábado (9), na quadra do Império Serrano, escola de coração do sambista, em Madureira, Zona Norte do Rio. A cerimônia, aberta ao público e em formato de gurufim, ocorrerá entre as 18h e as 10h de domingo (10).
O sepultamento está marcado para as 11h de domingo, no Cemitério Jardim da Saudade, em Sulacap.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.