Ônibus foi atravessado na Rua 31, em Duque de Caxias, nesta sexta-feira (5)Reprodução/Redes sociais

Rio - Criminosos atravessaram um ônibus e um caminhão na Rua 31, na comunidade Massapê, em Duque de Caxias, Baixada Fluminense, no início da tarde desta sexta-feira (5). Pneus também foram incendiados, e a chave do coletivo recolhida. A ação aconteceu em retaliação à operação do 15º BPM (Duque de Caxias) para retirar barricadas na região.
O policiamento na comunidade foi reforçado, e o clima é de tensão entre moradores e comerciantes, que temem novos atos de violência. De acordo com a Polícia Militar, 1,7 toneladas de materiais usados como obstáculos foi removida. Ninguém foi preso na ação.
Um levantamento do sindicato de empresas de ônibus revelou que, somente em 2025, 100 ônibus já foram utilizados como barricadas no Rio de Janeiro. Dentro desse número, os meses com maiores ocorrências foram março (25), julho (22) e abril (18). A utilização de ônibus como barricadas por criminosos se tornou prática comum durante operações da PM em comunidades do estado do Rio.
Empresas de ônibus e PM criam grupo para evitar uso de coletivos como barricadas
No último dia 25, representantes do sindicato de empresas de ônibus e a Polícia Militar realizaram uma reunião onde organizaram um grupo de trabalho para criação de ações conjuntas que visam aumentar a segurança para motoristas e passageiros de coletivos
A reunião tratou de medidas de segurança contra o uso de ônibus como barricadas por criminosos em operações policiais, casos de vandalismo e assaltos nos coletivos.
De acordo com o Rio Ônibus, o grupo tem como principal objetivo estruturar ações conjuntas de prevenção e respostas nesses casos.