Oncoclínicas alega que pacientes atendidos foram transferidos para o Espaço Cuidar BemReginaldo Pimenta/Agência O Dia
Oncoclínicas terá atendimento emergencial e temporário para pacientes da Unimed Ferj
Acordo estabelece que companhia mantenha tratamento de usuários ainda não transferidos e receba pagamentos adiantados
Rio - A Oncoclínicas anunciou, nesta segunda-feira (8), que retomou o atendimento temporário e emergencial a um número limitado de pacientes oncológicos da Unimed Ferj. A medida atende a um pedido da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), feito durante uma reunião, depois que o centro de tratamento de câncer interrompeu o serviço aos segurados da operadora por falta de pagamentos.
Segundo a Oncoclínicas, um Contrato Temporário de Prestação de Serviços firmado com a Unimed Ferj estabelece que a companhia vai prestar assistência oncológica aos beneficiários que ainda não tenham sido transferidos para as unidades próprias ou de outros parceiros credenciados pela operada. O atendimento acontecerá de acordo com a capacidade operacional atualmente existente nas unidades.
"Essa iniciativa visa a colaborar, de forma temporária e emergencial, com o adequado atendimento aos beneficiários dessa operadora de saúde na cidade do Rio de Janeiro", informou a companhia. O contrato entre a Oncoclínicas e a Unimed Ferj tem duração de dois meses, podendo ser prorrogado por mais dois. Além disso, o acordo determina que a operada pague a empresa antecipadamente pelos serviços e tratamentos, semanalmente.
Ontem, a companhia chegou a justificar que não podia mais prestar o atendimento sem os pagamentos e que chegou a fechar duas unidades por falta de recursos. Ainda de acordo com a Oncoclínica, também faz parte do contrato a quitação da dívida de aproximadamente R$ 790 milhões em 94 parcelas mensais não lineares, "dentro de um novo cronograma de amortização que se encaixe na capacidade financeira da Unimed Ferj".
Pacientes oncológicos relatam problemas no atendimento
Há semanas, pacientes oncológicos da Unimed Ferj relatam dificuldades no atendimento. Em agosto, diversos usuários que já eram atendidos pela Oncoclínicas e outras unidades foram transferidos para o recém-inaugurado Espaço Cuidar Bem, em Botafogo, Zona Sul, por conta do descredenciamento da operadora. No entanto, houve queixas sobre a falta de profissionais, medicamentos e problemas na estrutura do espaço. O estabelecimento chegou a ser autuado pelo Procon e alvo de uma ação da Justiça.
A Unimed Ferj alegou que não houve descredenciamento e que a Oncoclínicas permanecia como parte integrante da rede credenciada. Entretanto, em reunião com a ANS, nesta segunda-feira (8), os representantes da empresa afirmaram que receberam da operadora um comunicado informando que todos os pacientes em tratamento oncológico seriam transferidos para o Espaço Cuidar Bem, com o descredenciamento da rede, ao contrário do que a operadora havia informado ao órgão na semana passada.
Por conta das denúncias dos pacientes, a Agência instaurou Direção Técnica na Unimed Ferj para acompanhar o atendimento a pacientes oncológicos e monitorar o Espaço Cuidar Bem presencialmente, por até um ano. A medida determina que um agente externo verifique indícios de risco à continuidade ou à qualidade do atendimento à saúde dos beneficiários.

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