Ferros-velhos alvos da operação funcionam sem registro formal ou autorização legal Reprodução

Rio - A Delegacia de Roubos e Furtos (DRF) realizou, nesta segunda-feira (22), mais uma etapa da "Operação Caminhos do Cobre", contra 10 estabelecimentos de reciclagem e ferros-velhos clandestinos, em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense. Ao todo, as equipes prenderam sete homens e apreenderam 300 kg de estruturas metálicas, como fios de cobre queimado e cabos, furtadas de concessionárias de serviços públicos.
A ação aconteceu em conjunto com a Prefeitura de Caxias, que verificou se os estabelecimentos tinham alvará e licenciamento ambiental, e com as concessionárias, oferecendo suporte técnico, identificando materiais ilícitos e levantando prejuízos. As investigações apontam furtos recorrentes de materiais metálicos, afetando a prestação de serviços de energia elétrica, internet, telefonia e transporte. Os estabelecimentos alvos da operação foram identificados pelo setor de inteligência da DRF como os principais receptadores da cidade. 
A especializada descobriu ainda que muitas das empresas funcionam sem registro formal ou autorização legal e a atuação delas mostra um padrão de reintrodução dos materiais ilícitos no mercado formal. De acordo com polícia, a prática estimula e sustenta financeiramente outros crimes. As investigações revelam também que alguns pontos de receptação operam com a proteção do tráfico de drogas, evidenciando a ligação entre diferentes núcleos criminosos na região.