Evento é promovido pelo Tribunal de Justiça do Rio de JaneiroDivulgação / TJRJ
TJRJ promove ação social com serviços gratuitos para pessoas com deficiência
Evento vai oferecer vagas de emprego e serviços de saúde, além de palestras
O Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ) vai promover uma ação social em homenagem ao Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, celebrado no domingo (21). Durante o evento, que acontecerá quarta (24) e quinta-feira (25), das 10h às 17h, serão oferecidos diversos serviços gratuitos para pessoas com deficiência.
"Nosso objetivo principal é promover a inclusão através da acessibilidade. Quando abrimos as portas do Palácio da Justiça, estamos abrindo nossos corações para receber essas pessoas que sofrem com a inviabilização dentro da sociedade", diz a desembargadora Regina Lucia Passos, que cordena a iniciativa, promovida pela Comissão Permanente de Acessibilidade e Inclusão (Comai).
Entre os atendimentos disponíveis, estão acompanhamento para gratuidade do cartão Jaé, cadastro de estagiários e vagas de emprego, serviços de beleza, audiometria, oftalmologia, assistência social, além de atendimento jurídico.
A ação vai promover ainda palestras abordando temas como 'Mulheres e deficiências', 'Saúde em foco', 'Pais atípicos', 'Políticas e protocolos judiciais', 'Empregabilidade', 'O Transtorno do Espectro Autista sob múltiplas perspectivas' e 'Educação inclusiva'.
O público poderá conferir também uma feira de artesanato com 20 expositores, oferecendo bolsas e roupas de crochê, biscuit, bijuterias, peças decorativas como vasos de plantas, doces e salgados.
"Conseguimos reunir diversos tribunais de todas as áreas para oferecer consultorias e atividades durante o evento, além de parceiros da iniciativa privada. Queremos realizar uma verdadeira festa da cidadania com serviços essenciais para essa população que é muitas vezes esquecida", completa a desembargadora.
Os atendimentos serão realizados através de senhas distribuídas das 10h às 16h, no Palácio da Justiça (Rua Dom Manuel, 37, Centro).

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.