Transportes têm horário de pico antecipado em quatro horas Fred Vidal / Agência O Dia
"Peguei o metrô e estava super lotado. Não tem espaço nunca. É muito frustrante sair do trabalho e ter que passar por esse tipo de situação. Não conseguir nem concluir um dia de serviço em paz", desabafa Michelle, divulgadora de vendas, que trabalha em Copacabana e buscava chegar à Baixada Fluminense.
Yuri Germano, de 25 anos, é faxineiro de um prédio na rua das Laranjeiras, na Zona Sul, e mora no Complexo da Penha, onde aconteceu a operação. Ele saiu de casa às 5h20 da manhã e testemunhou o início do caos. "Quando eu abri a janela, já comecei a ver a fumaça preta. Era o fogo nas barricadas", relatou.
Apesar de ter conseguido chegar ao trabalho, a preocupação o acompanhou o dia todo. "Minha mãe me mandou mensagem: 'Yuri, vê se tem como você dormir no trabalho, porque não dá para vir para casa'. Eu tenho que sair no outro dia para vir trabalhar também, entende? Patrão entende, mas vai dar falta do mesmo jeito", lamentou.
Yuri mora com os pais e os irmãos no Complexo da Penha, mas planeja dormir na casa da esposa devido ao caos desta terça-feira. "Minha mãe, meu pai e meus irmãos, está todo mundo em casa. Todo mundo, ninguém saiu. Só eu consegui sair, porque eu saí 5h20 da manhã", contou. Ele também relatou a angústia de saber que a família estava passando no momento da megaoperação: "Nem fala, cara... Porque bala atravessa, né? Bala não tem destino. Ter até tem, né? Mas... Mas está todo mundo bem, graças a Deus", concluiu.
A cuidadora de idosos Valesca Toledo, de 41 anos, trabalha no Rio e mora em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense. Ela soube da operação pela televisão e sentiu o impacto no trajeto.
"Influenciou sim. O metrô é muito cheio, mas o metrô e trem estão funcionando normalmente, só que muito lotado. Em Nova Iguaçu, o trajeto é bom, tem muitas viagens paradas e o trânsito é muito ruim", disse Valesca, que planejava pegar um trem e um ônibus para chegar em casa.






Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.