Governador Cláudio Castro ao lado do secretário estadual de Segurança Pública, Victor dos Santos, durante coletiva no Theatro MunicipalÉrica Martin/Agência O Dia

Rio - O governador do Rio, Cláudio Castro, afirmou estar satisfeito com a repercussão em nível nacional da megaoperação nos complexos do Alemão e da Penha. A declaração foi feita na noite desta quinta-feira (6), ao fim da missa de sétimo dia dos quatro policiais mortos na ação do último dia 28.
"A Polícia Federal tem sido uma grande parceira nossa. A questão do narcoterrorismo é um crime federal, então fico muito feliz com a ajuda. Isso mostra que todo esse movimento que começou com a operação está dando certo. A ideia é mexer com o Brasil inteiro. Elogio também o ministro Alexandre de Moraes por essa iniciativa", disse Castro.

O governador se referia à determinação do Supremo Tribunal Federal (STF) para que a Polícia Federal investigue o funcionamento de esquemas de lavagem de dinheiro e a infiltração de facções criminosas no poder público, medida tomada dias após a visita do ministro ao Rio de Janeiro.

Castro também voltou a afirmar que há, pelo menos, dez operações sendo preparadas pelas forças de segurança contra o crime organizado no estado. "Eu tenho pelo menos dez operações sendo preparadas. Não quer dizer que sejam iguais, mas todas são ações contra o crime organizado. Se olharmos as investigações, há muito mais de dez operações robustas que, em pouco tempo, as polícias poderão executar", afirmou. Em seguida, completou: "Não iremos recuar. O cidadão de bem não aguenta mais. Acredito, de verdade, que começou um movimento da sociedade".