Obra que estará na exposição ’Coexistir Coabitar’Divulgação

Rio - Será aberta no próximo sábado (31), às 16h, no Centro do Rio, a exposição "Coexistir Coabitar", reunindo obras de 27 artistas que participaram de uma residência artística realizada no Museu da Vida Fiocruz. A mostra propõe uma reflexão sobre arte, justiça social e saúde ampliada a partir de experiências concretas de vida, especialmente de jovens egressos dos sistemas prisional e socioeducativo e de seus familiares.

Para Anna Luísa Oliveira, coordenadora geral do projeto, a exposição apresenta o resultado de um processo de formação que permite ao público reconhecer sentidos de justiça no campo da arte, a partir de diferentes expressões. “Trata-se da tradução de planos e estratégias de bem viver
e realização de sonhos pautadas na liberdade plena, notadamente de pessoas negras e originárias, tão logo a exposição é fortemente marcada na apresentação de artistas visuais com esses perfis”, destaca.

"As obras não partem de temas dados, mas de condições reais de vida. Arte, justiça social e saúde ampliada atravessam os processos de criação e se tornam matéria, escolha e linguagem”, completa Jean Carlos Azuos, curador da mostra.

A abertura contará com programação musical especial, com apresentações de DJ Glau, Teodora Aya Ibeji e Back to Back — Baile do Santo Amaro. Ao longo do período expositivo, o projeto também prevê atividades educativas, como visitas mediadas, oficinas, rodas de conversa, sessões de cinema e seminário.

Serviço:
Exposição: Coexistir Coabitar
Abertura: 31 de janeiro, às 16h
Entrada: Gratuita
Horário: De terça a sábado, das 10h às 17h, até 25 de abril
Local: Largo das Artes (Rua Luís de Camões, 2, Primeiro Andar, Centro)