Mesquita conta agora com complexo esportivo reformado - Divulgação
Mesquita conta agora com complexo esportivo reformadoDivulgação
Por Herculano Barreto Filho

As vilas olímpicas da Baixada Fluminense, que sofriam e ainda sofrem com o mau estado de conservação e o abandono do poder público, aos poucos começam a ser reformuladas. E, assim, a fotografia do trabalho com jovens revelações nesses espaços passa por uma transformação. Há mais de uma semana, o complexo esportivo de Nova Iguaçu foi reinaugurado com uma estrutura moderna, que inclui campo de futebol com grama sintética e uma pista de atletismo construída com tecnologia alemã. De lá para cá, a média de público é de cerca de 900 pessoas por dia, segundo a prefeitura. No sábado, foi a vez da reabertura da vila de Mesquita. As obras em Belford Roxo e de Queimados devem ser concluídas até novembro. Aliás, um cenário que abre espaço para a modernização da próxima edição dos Jogos da Baixada, que passará a contar com opções de sede modernas para 2019.

A nova fase de atividades no complexo esportivo de Mesquita abre espaço, também, para novas ideias. Uma delas, inclusive, conta com a participação de Julio Cezar Braz. Integrante da seleção brasileira de rugby em cadeira de rodas, ele vai coordenar a formação de equipes de basquete, handebol e do próprio rugby em cadeira de rodas. O município também vai reforçar a formação no vôlei, futsal, handebol, futebol de campo, atletismo e natação. A ideia é formar equipes mais competitivas para os Jogos da Baixada no próximo ano.

No futsal, por exemplo, Mesquita já formou equipes nas categorias sub-9, sub-11 e sub-13, que participam do estadual série bronze (na foto, um dos treinos da garotada). A terceira rodada será disputada neste domingo em Marechal Hermes, contra a equipe Marã. "As nossas equipes estão treinando três vezes por semana, com atenção para a parte física, técnica e tática. As novas instalações também ajudam nesse processo de preparação", analisa Kleber Rodrigues, secretário municipal de Esporte, Cultura, Lazer e Turismo de Mesquita.

A vila olímpica passou por reparos na pista de atletismo e agora conta com novos vestiários na área da piscina. O ginásio poliesportivo contou com reforma nos banheiros e reativação no banheiro voltado para cadeirantes. Houve, ainda redimensionamento nas medidas da quadra e nova iluminação no local.

Você pode gostar
Comentários