Começam jogos estudantis de Duque de Caxias - Divulgação
Começam jogos estudantis de Duque de CaxiasDivulgação
Por Herculano Barreto Filho

A partir desta segunda-feira, começam as disputas de futsal nos jogos estudantis de Duque de Caxias. A cerimônia de abertura da competição, que está na sua 49ª edição, ocorreu na última terça-feira, na vila olímpica do município. Luiz Felipe Costa dos Santos, na foto ao lado, foi o responsável por carregar a tocha olímpica. Aluno do 3º ano do Ensino Médio do colégio Loide Martha, ele também é atleta de natação. Até novembro, a competição irá reunir 46 escolas numa disputa que pode mobilizar até 6 mil atletas nas categorias sub-14 e sub-17 em modalidades como handebol, vôlei, basquete, natação, atletismo, tênis de mesa, xadrez e o próprio futsal.

Historicamente, a competição serve como base para formar as equipes para os Jogos da Baixada. Neste ano, a responsabilidade é ainda maior. Principal campeão na história do evento, Caxias acumula 13 conquistas em 21 edições. Mas o desempenho recente preocupa. Nova Iguaçu levou o troféu para casa em 2016 e 2018. Aliás, neste ano, o município ficou em terceiro lugar. A medalha de prata foi para Queimados, a surpresa da última edição.

Cerca de 6 mil alunos de escolas de Duque de Caxias disputam jogos estudantis até novembro deste ano. Cerimônia de abertura ocorreu na vila olímpica do município - Fotos: Divulgação

Agora, a estratégia é concentrar os esforços na descoberta de novos talentos. Segundo Dermeval Dias, coordenador-técnico dos jogos estudantis, a ideia é aliar a revelação de atletas com o projeto de iniciação esportiva na cidade. "Como sempre, o nosso objetivo é descobrir novos talentos. É o caminho para retomar a hegemonia nos Jogos da Baixada. Mas o município também precisa se reestruturar para fortalecer as equipes. Nos últimos anos, esse trabalho deixou a desejar", reconhece Dermeval Dias, coordenador-técnico dos jogos estudantis.

FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS

Enquanto os jogos estudantis começam em Caxias, Belford Roxo concentra esforços na capacitação de profissionais e estudantes de Educação Física. Nesta semana, Leandro Cruz, ministro do Esporte, participou do encerramento do curso, que reuniu 320 inscritos no Ciep 177. Com 40 núcleos, o Programa de Esporte e Lazer já é apontado como um dos maiores do país e pode ajudar na revelação de novos atletas no município. É aguardar para ver.

Você pode gostar
Comentários