Professor Prazeres entrega livro dos Jogos da Baixada - Divulgação
Professor Prazeres entrega livro dos Jogos da BaixadaDivulgação
Por Herculano Barreto Filho

A história dos Jogos da Baixada começou a ser contada para estudantes de Educação Física nas universidades há duas semanas. Coordenador esportivo do evento, Antônio Prazeres deu palestras na Univeritas (Flamengo) e Uniabeu (Belford Roxo). Falou sobre marketing esportivo, sobre o futuro da Educação Física e sobre oportunidade de eventos. Ainda neste mês, deve voltar a falar sobre o tema na Unopar de Nova Iguaçu e Nilópolis.

Além do depoimento de quem organiza a competição desde o seu surgimento, o professor também distribuiu aos alunos 200 edições do livro 'Jogos da Baixada 20 anos', lançado em 2017 pelo DIA. A obra traz um levantamento histórico com uma retrospectiva completa das disputas e perfis de quem faz parte do evento em mais de duas décadas.

Em meio a essas pessoas, há jovens revelados na competição que se tornaram atletas profissionais de modalidades como futebol, handebol e atletismo. "O livro traz a história verdadeira dos Jogos. É a história de como se desenvolveu o esporte na Baixada nos últimos 20 anos, com os efeitos da criação das vilas olímpicas", argumenta Prazeres. Ele também falou sobre a importância dessas competições para as cidades da Baixada Fluminense. "Agora mesmo, os municípios estão envolvidos em seletivas para formar as delegações. É um evento que gera empregos para profissionais de Educação Física. E, a cada ano, alimenta a expectativa para as disputas do ano seguinte".

JOGOS ESTUDANTIS DE CAXIAS

O que Prazeres fala na teoria nas palestras sobre o evento para estudantes de Educação Física é comprovado na prática por Duque de Caxias, que deu início à disputa dos jogos estudantis na última segunda-feira, com as competições de futsal. O evento conta com as mesmas modalidades disputadas nos Jogos da Baixada e serve como uma espécie de peneira para a formação das delegações para o ano seguinte. Até novembro, a competição irá reunir 46 escolas numa disputa que pode mobilizar até 6 mil atletas nas categorias sub-14 e sub-17. Maior campeão da história dos Jogos da Baixada, Caxias busca retomar a hegemonia. Neste ano, Nova Iguaçu levou o ouro.

Você pode gostar
Comentários