Por O Dia

Superar uma crise sempre foi uma tarefa difícil, mas, com ajuda, fica mais fácil enfrentar o percurso. O projeto "Adote um Pequeno Negócio" surgiu em meio à pandemia de covid-19 para auxiliar micro e pequenas empresas, além de microempreendedores individuais (MEIs) afetados pela desordem econômica provocada pela doença. Somente essas modalidades representam 60% dos quase 100 milhões de empregos gerados no país, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O programa foi criado pelos empreendedores Cláudio Tieghi, fundador e conselheiro da Associação Brasileira de Profissionais pelo Desenvolvimento Sustentável (ABRAPS), e Fábio Fiorini, CEO do Grupo Noby Educação. Por meio de uma plataforma inteligente, o projeto pretende alavancar empreendimentos, promovendo impacto social positivo, rápido e eficiente, para que os empreendedores retomem e ampliem suas vendas de maneira disciplinada e profissional.

"No projeto, pessoas físicas e jurídicas podem colaborar selecionando um pequeno negócio em qualquer região do Brasil com uma cota-doação única de R$ 9,90. Já pessoas jurídicas têm como adotar múltiplos da mesma cota-doação única de R$ 9,90 a partir de R$ 5 mil", explica Tieghi.

"Em seguida, o investidor recebe um livro para presentear um outro empreendedor, além de ter acesso à plataforma para acompanhar o dia a dia da empresa que adotou. O nome de cada pessoa que fizer a adoção irá aparecer na página dos doadores, que também recebem um certificado", completa.

O negócio adotado recebe consultoria para profissionalizar e alavancar seus processos rapidamente. Também passa a ter o controle das tarefas diárias de sua empresa, por meio da plataforma de formação comercial para vendas de curto prazo. Os empresários ainda ganham um kit inicial com um livro e informações para acessar um guia de implantação passo a passo e se conectar ao movimento.

Até agora, 35 mil pequenos negócios foram impactados positivamente pelo projeto, entre eles o "Doces Mimos" de Maricá, da chefe de cozinha e confeiteira, Rose Katty Miranda Boche. Rose conta que seu marido ficou desempregado logo no início da pandemia e ela, que contava com uma cartela de clientes formada por pousadas, restaurantes, hotéis e lojas, se viu sem renda. Mas, o cenário mudou quando conheceu o "Adote um Pequeno Negócio."

"Foi como se uma luz acendesse. Eles já enviaram vídeos com estratégias, planejamento e incentivo. Comecei a fazer cestas de café da manhã, kits juninos, vender bolos caseiros e estou me recuperando. Não posso dizer que já estou faturando o mesmo valor, mas estou muito entusiasmada. O Adote me deu uma outra visão de negócio", relata a empreendedora.

Antes da pandemia, a empresária chegava a faturar, em média, R$6 mil com a venda de doces finos para bufês e casas de festa, além de restaurantes e pousadas. Com a pandemia, o faturamento caiu para cerca de R$2 mil, por mês. Contadora de formação, Rose se mudou para Recife em 2010, onde estudou culinária e deu início ao "Doces Mimos". Com uma bicicleta, ela vendia e divulgava seu trabalho.

Por conta da crise econômica que atingiu o país em 2016, a confeiteira decidiu voltar à Maricá, onde deu continuidade ao seu negócio, e vendendo, por encomenda, brownies, bolo de rolo, sobremesas geladas em todo o município, além de Icaraí e São Francisco, em Niterói, São Gonçalo, Engenho de Dentro, Tijuca e Copacabana, na cidade do Rio. As encomendas podem ser feitas pelo telefone (21) 97106-3179 ou pelo Instagram da "Doces Mimos" (@docesmimoschocolateria).

"Me vejo saindo dessa crise, mas acho que vai demorar um pouco mais do que em 2016. Sem o Adote, acho que seria mais difícil, porque além das estratégias, vídeos motivadores, e todo o conteúdo, ainda tem a troca entre os adotados e os que adotam. Em um momento como esse, alguém se dispor a te ajudar, ensinar, te motivar e ainda por cima te divulgar é maravilhoso! É uma corrente do bem".

O livro "Manual do micro e pequeno negócio em tempos de pandemia", de autoria de Fábio Fiorini, oferece aos adotados diferentes ferramentas para serem implementadas no cotidiano das empresas de forma descomplicada, além de ensinar a criar uma rotina para aumentar as vendas e a solucionar a maioria dos problemas trazidos pela crise. Os direitos autorais do livro serão inteiramente doados às empresas adotadas pelo projeto. Para adotar ou ser adotado, basta acessar www.adoteumpeqeunonegocio.com.br.

Você pode gostar
Comentários