Com a ampliação do programa, o efetivo do Niterói Presente chegará a 488 agentes por dia na cidade  - Luciana Carneiro/Divulgação
Com a ampliação do programa, o efetivo do Niterói Presente chegará a 488 agentes por dia na cidade Luciana Carneiro/Divulgação
Por O Dia

O relatório mensal do Instituto de Segurança Pública do Rio (ISP) apontou queda nos índices de criminalidade em Niterói no mês de agosto. No indicador de letalidade violenta houve redução de 55,56% em comparação com o mesmo período do ano passado. Os crimes de roubo de rua e de veículos também tiveram diminuição de 57,33% e 59%, respectivamente

De acordo com o relatório, entre janeiro e agosto de 2020, foram registradas 100 mortes violentas a menos na cidade, em comparação com a mesma época de 2019, e menos 775 automóveis roubados no acumulado de janeiro e agosto deste ano.

As delegacias com maiores reduções nos registros de roubo de veículos foram a 79ª DP (Jurujuba), com menos 72,22% e a 78ª DP (Fonseca) com queda de 62,69%.

Os dados do instituto mostram que foram registrados 141 casos de roubo de rua a menos em agosto deste ano, do que no passado, representando uma queda de 57,32%. Entre janeiro e agosto deste ano, são menos 1.369 registros.

A maior redução foi na área da 77ª DP (Icaraí), de 68,97%; seguida pela 81ª (Itaipu) com 67,86%, depois a DP de Jurujuba, com 60,87%; 76ª DP (Centro), com 58,33% nos registros; e uma redução de 48,94% na área do Fonseca.

Pacto contra a violência
O Pacto Niterói Contra a Violência completou dois anos em agosto. A medida prevê investimento de R$ 304 milhões até 2020 em 18 projetos nos eixos de prevenção, policiamento e Justiça, convivência e engajamento dos cidadãos e ação territorial integrada.

Dois terços do policiamento de Niterói são garantidos por investimentos da prefeitura de Niterói por meio dos programas Niterói Presente e Proeis. Ambos são resultado de convênios da prefeitura com o Governo do Estado, em que o município paga uma gratificação para policiais militares que aceitam trabalhar nos dias de folga.

Para o Niterói Presente, há um efetivo fixo de policiais, alguns já reformados, e agentes civis. Os programas pagos pela prefeitura colocam em média 440 homens por dia nas ruas patrulhando a cidade. Os agentes atuam em bairros como Barreto, Icaraí, Santa Rosa, Centro, Fonseca, Charitas, São Francisco e Jurujuba. A cidade investe cerca de R$ 250 milhões por ano em ações de auxílio no combate à criminalidade.

A cidade conta ainda com o Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp), operado pela Guarda Municipal, que monitora a cidade 24 horas por dia com mais de 522 câmeras instaladas em pontos estratégicos. Há também o sistema de cercamento eletrônico, que usa inteligência artificial e 70 câmeras para identificar carros roubados, furtados ou clonados em frações de segundo, nas entradas, saídas e principais vias da cidade. Os portais emitem alertas para que o veículo seja rastreado e interceptado pela polícia.
Você pode gostar
Comentários