Projeto piloto visa preparação para o momento que cidade atingir ao estágio amarelo nível 1
 - Divulgação
Projeto piloto visa preparação para o momento que cidade atingir ao estágio amarelo nível 1 Divulgação
Por O Dia

A prefeitura de Niterói autorizou que as escolas da cidade implantem um projeto piloto para a retomada das atividades presenciais no Ensino Médio, que começou hoje. As unidades devem seguir um protocolo de vigilância da saúde escolar, com medidas de higiene e distanciamento, e manter o ensino à distância para os alunos que não quiserem ir às aulas presenciais.

Em um vídeo divulgado nas redes sociais, o prefeito Rodrigo Neves explicou que a decisão foi tomada após dois meses de reflexão e debate no Gabinete de Crise, com a participação de técnicos da Saúde e da Educação, e análise das melhores experiências internacionais para implantar medidas de proteção de alunos e profissionais da educação. A autorização vale para as unidades públicas e particulares da cidade.

"Existem vários estudos indicando a necessidade de se desenvolver um modelo híbrido de educação, capaz de manter a opção do ensino à distância e do ensino presencial. Após dois meses de estudo, decidimos pela implantação de um projeto piloto com o Ensino Médio", disse o prefeito, que citou a nota técnica da Sociedade de Pediatria do Estado do Rio de Janeiro, que reforçou a importância do planejamento para a retomada gradativa e responsável.

"A regulação do Ensino Médio cabe ao Estado, entretanto Niterói tem se destacado por ter protocolos muito bem estruturados. Integramos os vários saberes: da ciência, da epidemiologia, estatística, psicologia, pedagogia, economia, sociologia e a pediatria para desenvolver um caminho seguro que evite o comprometimento do aprendizado de crianças e adolescentes que estão tendo contato com a educação exclusivamente por meios eletrônicos".

No Plano de Transição Gradual para o Novo Normal, a retomada da Educação Infantil (alunos de 4 a 6 anos), Ensino Fundamental (6 a 14 anos) e Ensino Médio (de 14 a 17 anos) aconteceria quando a cidade chegasse no estágio amarelo nível 1, que atualmente está no amarelo nível 2.

"Nossa preocupação é trabalhar um projeto piloto para que a gente não seja pego de surpresa quando chegarmos ao amarelo nível 1, estágio que estamos próximos de atingir", analisa o prefeito. "É inaceitável discutirmos a retomada de bares e restaurantes e não discutirmos um plano de retomada da educação, com segurança e seriedade. E foi o que fizemos".

O prefeito adiantou ainda que a retomada das atividades de Educação Infantil, segmento onde os alunos têm mais dificuldade de usar máscaras e fazer distanciamento social, provavelmente, ficará para 2021.

Protocolo para retomada
Para a retomada das atividades presenciais nas escolas do Ensino Médio, as unidades de ensino terão que manter a disponibilidade do sistema de educação à distância para as famílias que fizerem a opção de não enviar seus adolescentes para a escola. Será obrigatório distanciamento de, pelo menos, um 1,5 metro entre as carteiras. Professores e funcionários com mais de 60 anos ou que apresentem comorbidades deverão seguir afastados das atividades presenciais.

As escolas devem fornecer máscaras para professores, funcionários e alunos, além de providenciar a troca deste equipamento a cada duas horas. São obrigatórias ainda a medição de temperatura na entrada das unidades, além de tapetes sanitizantes e a disponibilização de álcool gel. A presença de agentes de desaglomeração é obrigatória. Portas e janelas devem ficar abertas.

A Secretaria Municipal de Saúde capacitou os diretores e gestores das escolas sobre o protocolo de vigilância da saúde escolar e vai monitorar os números de casos de covid-19 na faixa etária de 14 a 18 anos. As escolas devem comunicar à Secretaria os casos da doença. A autorização para as aulas presenciais no Ensino Médio pode ser revogada de acordo com avaliação do Gabinete de Crise.

No último boletim divulgado pela secretaria, Niterói registrou 401 óbitos pela doença, 11.692 casos confirmados e 137 pessoas em isolamento domiciliar sendo acompanhadas. A cidade já tem 11.068 recuperados.
Você pode gostar
Comentários