O abandono dos 43 cães provocou a denúncia de vizinhos do tutor
 - Berg Silva/Divulgação
O abandono dos 43 cães provocou a denúncia de vizinhos do tutor Berg Silva/Divulgação
Por O Dia

Órgãos da Prefeitura de Niterói montaram uma força-tarefa, em parceria com a Subsecretaria de Proteção e Bem-Estar Animal do Estado do Rio de Janeiro e a 81ª DP (Itaipu) para resgatar 43 cães que, segundo denúncias, viviam em condições precárias em uma casa no bairro de Piratininga, Região Oceânica. Os animais estavam em uma propriedade particular, cujo proprietário não autorizava a entrada de agentes públicos.

Durante a ação, todos os cachorros, incluindo cinco filhotes recém-nascidos, foram levados para lares temporários no Rio e em Niterói. Serão castrados gratuitamente. Familiares do proprietário dos animais estão acompanhando toda a situação dando continuidade ao processo de adoção e castração.

A operação foi montada após uma vistoria das equipes de veterinários e agentes do Centro de Controle Populacional de Animais Domésticos (CCPAD), da Administração Regional da Região Oceânica e guardas ambientais que estiveram no local há uma semana, depois do recebimento de denúncias.

O CCPAD informou que está fazendo a castração dos animais que já se encontram em lares adotivos e que continua monitorando a situação. Por conta da quantidade de animais participaram da ação de sexta-feira (18) a Coordenadoria Ambiental da Guarda Municipal de Niterói, o Centro de Controle de Zoonoses da Secretaria Municipal de Saúde, a Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos de Niterói e a Administração da Região Oceânica. "Nós vimos a necessidade de acionar diversas forças para que pudéssemos dar uma solução rápida para a situação. Era necessária uma ação mais ofensiva. Vamos continuar acompanhando o caso", explica Marcelo Pereira, coordenador do CCPAD.

O Centro de Controle de Zoonoses realizou nova vistoria no local para verificar as condições higiênico-sanitárias da residência. A piscina, que apresentava condições precárias, recebeu tratamento da água a fim de evitar proliferação do mosquito Aedes aegypti.

Quem tiver interesse em adotar um dos animais pode entrar em contato com o Centro de Controle Populacional de Animais Domésticos da Prefeitura de Niterói pelos telefones 3607-8569, 2626-2782 e 2722-9901.

Você pode gostar
Comentários