Espaço Rosa em São Gonçalo dinamiza atendimento de prevenção ao câncer de mama - Divulgação
Espaço Rosa em São Gonçalo dinamiza atendimento de prevenção ao câncer de mamaDivulgação
Por O Dia

O Espaço Rosa está em novo endereço. A unidade de saúde deixou o anexo ao Hospital Luiz Palmier e passa a funcionar na Rua Francisco Portela, 2744 - Zé Garoto. Com a nova sede, será possível proporcionar melhor atendimento, dar mais foco à saúde da mulher e fortalecer a sua autoestima e bem-estar. Os atendimentos continuarão de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. O novo local continuará ofertando os mesmos serviços de prevenção e diagnósticos precoces de câncer às mulheres, através da realização dos exames de: mamografia, ultrassonografia transvaginal, mamária, pélvica, abdome total, obstétrica no primeiro, segundo e terceiro trimestre, obstétrica morfológica, obstétrica com doppler e transllucência nucal. 

"Enxergo ser preciso oferecer os melhores atendimentos à população. As pessoas têm direito a exames e tratamentos eficientes e isso se trata de uma condição humana básica. Portanto, queremos respeitar e oferecer os melhores serviços à população. O Espaço Rosa é uma vitória do povo de São Gonçalo", afirma o secretário de saúde, Jefferson Gomes.

Um dos serviços ofertados na unidade é o exame de mamografia, um dos principais na detecção do câncer de mama. Recomendado às mulheres a partir dos 40 anos, mas caso a paciente tenha histórico de câncer na família, a realização do exame é indicada a partir dos 35 anos. Para marcar exames é necessário levar o pedido médico do SUS, xerox do RG e CPF, e xerox do comprovante de residência.

Segundo a coordenadora do Espaço Rosa, Nathalia Rodrigues, o local também dispõe de um grupo de apoio oncológico, que surgiu após identificarem a dificuldade das pacientes em aceitar o processo e não conseguirem se expressar e dialogar com suas famílias.

"Por ser um mundo novo, no qual se cria muitas dúvidas sobre quimioterapia, mastectomia, pós-cirúrgico, alimentação, além de muitas serem abandonadas pelo marido e ficarem sozinhas sem apoio, criamos o grupo onde elas trocam experiências. Fazemos encontros, visitamos as que estão internadas ou operaram e doamos diversos utensílios para ajudar no cotidiano das pacientes e na autoestima das mesmas. Fazemos de tudo para aliviar esse momento tão difícil na vida de um paciente com câncer", explica.

Você pode gostar
Comentários