Tomógrafo novo no Pronto Socorro Central da cidade pode fazer exames em até 500 pacientes/mês - Divulgação
Tomógrafo novo no Pronto Socorro Central da cidade pode fazer exames em até 500 pacientes/mêsDivulgação
Por O Dia

No mês de aniversário de São Gonçalo, a cidade recebe mais uma boa notícia: o Pronto Socorro Central (PSC), no bairro Zé Garoto, está entre as unidades finalistas do prêmio "Referências da Saúde 2020", que acontece nos próximos dias no Healthcare Innovation Show, em São Paulo. O PSC foi destaque no prêmio nacional pelo projeto de modernização do setor de imagens.

Após o início da gestão do Instituto Nacional de Pesquisa e Gestão em Saúde (InSaúde) e diagnóstico inicial, o PSC passou por um grande processo de modernização do seu Serviço de Apoio ao Diagnóstico e Terapia, substituindo todo o parque tecnológico dos equipamentos de radiologia, bem como do sistema de revelação das imagens e disponibilização destas para os médicos, acelerando o processo e diminuindo grandemente as filas para realização dos exames de raio-x e gerando uma economia mensal em aproximadamente R$ 20 mil reais apenas em materiais como filmes e químicos para revelação das imagens.

"É uma satisfação muito grande ser finalista deste prêmio ao lado das maiores empresas de saúde do Brasil. Isto mostra o quão sério e profissional é nosso trabalho, o que reflete na melhoria gradual da qualidade do atendimento para nossa população", afirma o diretor geral do Pronto Socorro Central, Diego Pereira.

Além do grande impacto financeiro, destaca-se a qualidade das imagens que agora podem ser visualizadas diretamente nos computadores dos médicos, proporcionando maior assertividade nos diagnósticos e na conduta clínica a ser adotada.

TOMÓGRAFO NOVO

O Pronto Socorro Central ganhou também um novo aparelho de tomografia computadorizada, que atende principalmente os pacientes que procuram a unidade vítimas de trauma ou acidentes, e os encaminhados pela Central de Regulação no município.

O tomógrafo está fixado no segundo andar do hospital, ao lado do CTI, centro cirúrgico e da enfermaria coronariana. De acordo com o Instituto InSaúde, que administra o pronto socorro, única unidade de urgência e emergência da cidade que funciona no regime "porta aberta", o equipamento tem a capacidade de atender cerca de 500 pacientes mensalmente.

De acordo com os médicos dos setores de emergência a chegada do novo equipamento para a realização deste exame é fundamental na tomada de decisões.

Atividades práticas podem voltar
Publicidade
A Prefeitura de São Gonçalo publicou o Decreto 278/2020 adequando as medidas do Decreto 196/2020 para enfrentamento da emergência em decorrência da covid-19. A partir de agora, as atividades práticas nos cursos da área de saúde, em instituições públicas e privadas de ensino superior, podem ser retomadas.
A medida não vale para aulas teóricas, que devem permanecer sendo realizadas de forma remota. As atividades práticas, como aulas em laboratório, englobam, especialmente, os cursos de Medicina, Enfermagem, Farmácia, Odontologia e Fisioterapia, e devem respeitar os protocolos formulados através do plano de retorno apresentado na resolução estadual nº 5854, publicada em 31 de julho deste ano.
Publicidade
Você pode gostar
Comentários