As ações públicas de doação visam aumentar o número de doadores a fim de regularizar os estoques de sangue e atender a todos que precisam - Imagem Internet
As ações públicas de doação visam aumentar o número de doadores a fim de regularizar os estoques de sangue e atender a todos que precisamImagem Internet
Por O Dia

Encerra hoje o prazo para quem quiser participar da campanha 'Doe Sangue, perto de você'.

A Clínica de Hemoterapia de Niterói, em parceria com diferentes instituições dos municípios de São Gonçalo e Niterói, promove ação como um esforço contínuo em aumentar armazenamento que está cada vez menor. Estratégia visa regularizar os estoques de sangue e atender a todos que precisam.

A ação pública de coleta de sangue pode ser realizada em condomínios, instituições, entre outros espaços, mediante prévio agendamento. Todos os protocolos de segurança estão sendo seguidos e a seleção daqueles que podem doar ficou mais criteriosa em função da pandemia.

A doméstica Marcelle C. Marins de 41 anos é doadora frequente e enxerga na iniciativa uma maneira de conscientizar as pessoas: "Doar sangue é um ato de amor. De generosidade. É a minha maneira de com meu pequeno gesto, salvar inúmeras vidas."

Os interessados em participar da campanha poderão entrar em contato via telefone 2621-9100 ou direct no perfil do instagram @doacaodesangue. Para doar sangue é necessário estar em boas condições de saúde e alimentado, ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 50 kg e levar documento de identidade original com foto recente.

Importante evitar alimentos gordurosos nas 4 horas que antecedem a doação e respeitar o prazo de 12 horas para o caso de bebidas alcoólicas. Se estiver com sintomas de gripe ou resfriado, ou tiver tomado vacina recentemente, não deve doar temporariamente.

Entre as medidas preventivas necessárias estão a lavagem e higienização das mãos com álcool gel; distribuição de máscara para os doadores, e a higienização regular de assentos e quaisquer outros elementos físicos, além de orientações aos doadores.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) diz que pelo menos 3 a 5% da população de cada país deve ser doadora de sangue, mas o Brasil está bem abaixo a meta: 1,9% dos brasileiros entre 16 e 69 anos doam sangue, segundo dados recentes divulgados pelo Ministério da Saúde. Se aplicada esta taxa à população do Brasil deste ano (207,7 milhões de habitantes), é certo dizer que pouco menos de 4 milhões são doadores.

Isso não significa, porém, que o Brasil doa pouco sangue, mas sim que poderia doar mais.

Saúde na Hora em São Gonçalo
Publicidade
São Gonçalo está entre os municípios selecionados pelo Ministério da Saúde para receber o programa "Saúde na Hora". Além do horário convencional, de 7h às 17h, 16 Unidades de Saúde da Família funcionarão até as 22h, de segunda a sexta-feira, e até as 13h, aos sábados. A iniciativa permitirá o acesso da população a consultas e exames de rotina a partir de horários flexíveis de atendimento.
O projeto inicial foi lançado na Clínica da Família do Mutondo , onde, além das consultas médicas e de enfermagem, a população contará com serviços odontológicos, vacinas, pré-natal, planejamento familiar, puericultura, acompanhamento do Bolsa Família, testes rápidos (HIV, sífilis, hepatite B e C, gravidez e pezinho), coleta de exames e de preventivo, curativos, nebulização, dispensação de medicamentos, raio x, ultrassonografia e academia da saúde.
Publicidade
Além da Clínica de Família do Mutondo, a unidade Dr. Zerbini, no bairro do Arsenal, funcionará das 8 às 22 horas, de segunda a sexta-feira, e das 8 às 13 horas aos sábados. As outras 14 unidades atenderão a população das 8 às 20 horas, de segunda a sexta-feira.
Além da Clínica do Mutondo, o projeto "Saúde na Hora" está sendo implantado na Clínica Drº Zerbini, no Arsenal, e nas Unidades de Saúde da Família Ana Nery, Gradim; Juarez Antunes, Laranjal; Tancredo Neves, Luiz Caçador; Luiz Paulo Guimarães, Laranjal; Alberto Constantino Farah, Mutuapira; Wally Figueira da Silva, Rocha; Alexandre Fleming, Boaçu; Manoel de Abreu, Eliane; Emílio Ribas, Barracão; Jardim Catarina, Doutel de Andrade, Maria Paula; Floriano Barbosa, Jardim Catarina I e Portão do Rosa. As unidades selecionadas irão abrigar 60 equipes do Programa Saúde da Família.
Publicidade
Você pode gostar
Comentários