
Está marcada para o dia 24 de outubro a segunda etapa da campanha de vacinação antirrábica para cães e gatos em São Gonçalo, realizada pela Secretaria Municipal de Saúde através da Vigilância em Saúde Ambiental. Será realizada nos polos Hélio Cruz em Alcântara e Rio do Ouro, quando serão imunizados os animais das regiões de Alcântara, Mutondo, Colubandê, Trindade, Coelho, Laranjal, Rio do Ouro, Tribobó, Anaia, Jóquei, Arrastão, Vila Candoza, Santa Luzia, Sacramento, Guaxindiba, Marambaia, Monjolos, Vista Alegre, Jardim Bom Retiro, Pacheco, e adjacências.
Na última campanha, ano passado, o município imunizou mais de 136 mil animais de estimação. Este ano, cerca de mil pessoas estarão envolvidas na organização, entre agentes de saúde, agentes de endemias, médicos veterinários da Secretaria Municipal de Saúde e voluntários. A primeira etapa, realizada no dia 3, imunizou pelo menos 80% dos 150 mil pets estimados na cidade. Para isso, o município disponibilizou mais de 60 postos de vacinação atendendo a população das 8h às 17h.
A raiva possui alguns tipos e fases e é considerada incurável, por isso é essencial a prevenção por meio da vacina. A doença pode ser transmitida por cães, gatos, morcegos e outros animais silvestres através da saliva, mordida, arranhão ou lambedura. "Entre os principais sintomas estão a agressividade, salivação excessiva, paralisia, anorexia e mudanças de comportamento. O tratamento deve ser feito antes que uma mordida ou arranhadura por um animal contaminado ocorra. A única forma de prevenção da doença é realizar a vacinação", descreve o diretor da Vigilância em Saúde Ambiental, Adaly Fortunato.
Devido à pandemia do coronavírus, os moradores deverão tomar precauções na hora de vacinarem seus pets. O uso de máscaras é obrigatório e o distanciamento social deve ser mantido.