Prefeitura promove mutirão de exames de mamografia - Divulgação/Prefeitura de São Gonçalo
Prefeitura promove mutirão de exames de mamografiaDivulgação/Prefeitura de São Gonçalo
Por O Dia

Unidades de saúde de São Gonçalo recebem iluminação cor de rosa em celebração ao Outubro Rosa, mês de alerta para o câncer de mama, segundo tipo de câncer que mais atinge mulheres brasileiras. Somente no ano passado, para diagnosticar a doença, oito mil mamografias foram agendadas no mutirão realizado pela prefeitura da cidade.

Este ano, a Secretaria Municipal de Saúde preparou um calendário especial para a campanha de prevenção aos cânceres de mama e de colo de útero. Entre os dias 5 e 31 deste mês, as interessadas podem marcar os exames nos shoppings Partage e São Gonçalo, no Pátio Alcântara, no Centro de Imagem e Espaço Rosa.

O exame é recomendado para mulheres a partir dos 40 anos, e para as que têm histórico familiar da doença, aos 35. Para agendar, a paciente precisa estar munida de pedido médico do Sistema Único de Saúde (SUS), Cartão do SUS, RG, CPF e comprovantes de residência, todos originais e cópias. Após os 40 anos, a mamografia começa a ser um exame importante para a detecção da doença e recomenda-se que seja feito pelo menos uma vez por ano.

"São Gonçalo não poderia ficar fora deste movimento. Nossa cidade tem um equipamento exclusivo para tratar da saúde da mulher, que é o Espaço Rosa, e este mês estaremos participando da abertura do 1º Centro de Oncologia na cidade", ressalta a subsecretária de Atenção Básica, Maria Auxiliadora Rodrigues.

O Movimento Outubro Rosa ocorre em todo o mundo. O nome remete à cor do laço que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades na prevenção da doença. Para chamar a atenção, monumentos, prédios públicos, pontes e teatros, entre outros, são iluminados de rosa.

O câncer de mama ainda não pode ser prevenido, mas sim diagnosticado o mais cedo possível. Para isto recomenda-se que as mulheres conheçam seu corpo desde que apresentem o crescimento das mamas na adolescência. O autoexame das mamas pode ser feito pelo menos uma vez ao mês.

Você pode gostar
Comentários