Público-alvo são as gestantes e suas parcerias sexuais, a população sexualmente ativa em geral e profissionais de saúde - Divulgação
Público-alvo são as gestantes e suas parcerias sexuais, a população sexualmente ativa em geral e profissionais de saúdeDivulgação
Por O Dia
São Gonçalo - O Programa Municipal IST/AIDS, da Secretaria Municipal de Saúde de São Gonçalo, realiza, entre os dias 19 e 23 de outubro, a testagem rápida para algumas das principais Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) - HIV, sífilis e hepatite -, além de distribuição de preservativo em diversas unidades de saúde da cidade. A ação integra as medidas de conscientização e prevenção do Dia Nacional de Combate à Sífilis, lembrado todos os anos no terceiro sábado de outubro.
Desde o começo do ano, a prefeitura de São Gonçalo já detectou mais de 12 mil testes em unidades de saúde municipais, sendo 1.217 diagnósticos positivos para sífilis e 389, para sífilis congênita - quanto a mãe passa a doença para o filho durante a gestação. A doença é causada por vírus, bactérias ou outros microrganismos, e pode ser transmitida, geralmente, por meio de ato sexual sem preservativo feminino ou masculino com alguém infectado.
Publicidade
A Policlínica Gonçalense de Referência para Doenças Crônicas e Transmissíveis Cazuza, na Parada 40; os Polos Sanitários Porto do Rosa, Rio do Ouro, Jorge Teixeira de Lima, Zé Garoto, Clínica Dr Zerbini e Clínica Gonçalense do Mutondo participam da ação.

Para a Coordenadora do Programa Municipal Ist/AIDS, Monique Gonzalez, o programa capacita os profissionais da rede e trabalha para que mais pessoas consigam acessar a testagem dentro do município. "Hoje, 80% das unidades básicas de saúde disponibilizam o teste para a população. O acesso à informação traz às pessoas o entendimento da importância do tratamento e cuidado!”, afirmou.