
As aulas presenciais para estudantes do 3º ano do ensino médio, regular e Educação de Jovens e Adultos (EJA), nas instituições públicas e privadas de São Gonçalo, poderão ser retomadas, a partir desta terça-feira. As atividades presenciais para alunos dos demais anos escolares permanecem suspensas até o dia 30 de dezembro.
Todas as unidades deverão obedecer a um protocolo de prevenção ao contágio da covid-19. O retorno será facultativo e gradual, considerando o espaço e os critérios de distanciamento. Os estudantes poderão optar por continuar o ensino à distância. Já os professores e profissionais incluídos no grupo de risco deverão continuar desenvolvendo suas atividades por meio de trabalho remoto.
Para viabilizar as atividades presenciais, as escolas não podem utilizar salas de aula sem janelas, higienização e desinfecção das estruturas físicas. Todos deverão passar por aferição de temperatura corporal e a unidade deve disponibilizar água, sabonete líquido e álcool em gel, de forma segura, em diversos locais, como salas de aula, corredores, banheiros, entrada e saída da escola e do refeitório.
As determinações previstas em decreto podem ser revistas, de acordo com a evolução da pandemia e das orientações das autoridades de saúde, caso haja piora dos indicadores relativos à pandemia em São Gonçalo. Todas as obrigações presentes no protocolo, podem ser encontradas no site da prefeitura (www.saogoncalo.rj.gov.br).