Para alcançar os resultados positivos, prefeitura investe em auxílio às forças de segurança - Douglas Macedo/ Prefeitura de Niterói
Para alcançar os resultados positivos, prefeitura investe em auxílio às forças de segurançaDouglas Macedo/ Prefeitura de Niterói
Por O Dia

Dados parciais do mês de outubro divulgados pelo Observatório de Segurança de prefeitura de Niterói apontaram queda nos principais indicadores de criminalidade. Os casos de roubos de veículos tiveram redução de 65,83% no acumulado de janeiro a outubro, comparado com o mesmo período de 2019.

A área da 77ª DP (Icaraí) apresentou redução de -81,25% neste tipo de crime este ano, seguida pela 79ª DP (Jurujuba), com - 79,45%, e a 81ª DP (Itaipu), com - 62,99%. As áreas da 78ª DP (Fonseca) e 76ª DP (Centro) também apresentaram queda nesse tipo de crime, de -58,43% e - 48,19%, respectivamente. Foram menos 817 veículos roubados na cidade.

"Essa análise parcial do Observatório é importante porque nos mostra que as ferramentas disponibilizadas pela Prefeitura para ajudar as forças de segurança no combate à criminalidade estão tendo o efeito desejado. A Prefeitura não cruzou os braços e está trabalhando em parceria com o Estado, que é a quem compete cuidar da segurança", explica o secretário do Gabinete de Gestão Integrada Municipal, Gilson Chagas.

"Quando analisamos essa diminuição vertiginosa de veículos roubados na cidade neste período, confirmamos a eficácia dos programas pagos pela Prefeitura como o Proeis, o Niterói Presente e a disponibilização de tecnologia como a do Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp). São 522 câmeras monitorando a cidade 24 horas, sendo 70 de inteligência artificial, fora os portais de segurança nas entradas e saídas da cidade".

A análise também aponta que todas as regiões da cidade apresentaram reduções de roubos de rua. É o menor mês de outubro da série histórica, com queda de 53,50% na comparação de janeiro a outubro de 2020 com o mesmo período do ano passado. Foram menos 1.329 roubos a transeuntes, menos 238 roubos de celulares e menos 36 roubos em coletivos.

O indicador composto pelos números de homicídios, mortes provocadas por intervenção de agente do Estado e latrocínios, teve queda de 60% este ano, na comparação com o período de janeiro a outubro de 2019. É o menor mês de outubro desde o ano de 2015. Segundo a prefeitura, para alcançar os resultados positivos, há investimento em ferramentas que auxiliam as forças de segurança no combate à violência.

O município também aposta no Pacto Niterói Contra a Violência, um plano municipal de Segurança Pública que prevê um investimento total de R$ 304 milhões em 18 projetos nos eixos de prevenção, policiamento e Justiça, convivência e engajamento dos cidadãos e ação territorial integrada na cidade.

Você pode gostar
Comentários