Unidade irá disponibilizar atendimento em quimioterapia, consultas de acompanhamento e dispensação de medicamentos.  - Luiz Carvalho/Prefeitura de São Gonçalo
Unidade irá disponibilizar atendimento em quimioterapia, consultas de acompanhamento e dispensação de medicamentos. Luiz Carvalho/Prefeitura de São Gonçalo
Por O Dia

Em apenas uma semana de funcionamento, o Centro Oncológico de São Gonçalo já atendeu 100 pacientes. Moradores que precisavam realizar o processo de quimioterapia em outros municípios, agora poderão fazer o tratamento na cidade. A unidade irá disponibilizar aos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) atendimento em quimioterapia, consultas de acompanhamento e dispensação de medicamentos.

Nos últimos quatro anos, o Espaço Rosa, unidade de saúde destinada à saúde da mulher, diagnosticou cerca de duas mil portadoras câncer de mama e colo do útero. Uma delas é Denize Ribeiro, de 47 anos, moradora do bairro Porto Velho. Paciente do Espaço Rosa desde 2017, o primeiro diagnóstico de câncer foi feito no espaço de saúde. Este ano, após fazer exames da coluna, ela descobriu que a doença voltou nos ossos e irá realizar o tratamento no Centro Oncológico.

"Agora, próximo a minha residência, fica bem mais fácil. Sou muito agradecida por poder contar com toda assistência necessária realizada pelo município", comemora Denize.

Segundo o cirurgião oncológico Edmar Lopes, responsável pela unidade, 54% dos pacientes que realizam quimioterapia no serviço de Oncologia de Rio Bonito são de São Gonçalo.

"Desde 2008 tento trazer uma unidade deste porte para a cidade. Hoje o projeto de fato nasceu. Esta unidade será a porta de entrada para o tratamento de centenas de pacientes que antes precisavam se deslocar para outras cidades para realizar o tratamento", avalia.

Você pode gostar
Comentários