Espaço, voltado ao incentivo à leitura, terá atividades como canto, teatro, libras e preparatório para concursos - Luiz Carvalho/Prefeitura de São Gonçalo
Espaço, voltado ao incentivo à leitura, terá atividades como canto, teatro, libras e preparatório para concursosLuiz Carvalho/Prefeitura de São Gonçalo
Por O Dia

A Escola Municipal Joaquim Lavoura, no Vila Lage, em São Gonçalo, ganhou uma Sala de Leitura. O espaço, voltado ao incentivo à leitura, terá também atividades como canto, teatro, libras e preparatório para concursos. A sala leva o nome do vereador José Rafael de Abreu Magalhães, como homenagem à memória do parlamentar, que morreu aos 61 anos, em agosto deste ano.

Esta é a quarta Sala de Leitura aberta no município, por meio de uma parceria entre a prefeitura e a ONG AfroTribo. A primeira foi a Sala de Leitura Ruth de Souza, em Venda da Cruz, seguida das salas Conceição Evaristo, no Boaçu, e a da Escola Municipal Salgado Filho, em Itaoca.

"Estamos construindo uma política pública de bibliotecas e, com isso, trazendo a ideia de uma biblioteca viva, que transforma o antigo espaço destinado a guardar livros e receber pesquisas. A biblioteca viva, hoje, tem como objetivo transformar a sala de leitura em um espaço dinâmico, de grande atração para os gonçalenses", explica o secretário de Educação, Maurício Nascimento.

Por conta da pandemia e dos protocolos de segurança para evitar a disseminação da covid-19, inicialmente a sala vai funcionar em horário reduzido, das 9h às 14h. A presidente da ONG, que atua em 92 comunidades carentes em São Gonçalo, Paula Dias, explica a importância do serviço para as crianças que estudam e moram próximo ao local.

"Minha expectativa é quebrar paradigmas e ver essas crianças terem um ensino de qualidade, um pré-vestibular para os que sonham com uma carreira. Quero que as pessoas aproveitem ao máximo tudo que a gente tem para oferecer", celebra.

Você pode gostar
Comentários