Os estudantes percorreram toda a orla da praia, dando suporte no recolhimento do material Foto Divulgação
Ação ambiental em praia retira mais de 300 kg de lixo com ajuda de alunos
Resíduos foram retirados da orla por cerca de 50 estudantes da rede municipal de ensino, em iniciativa de conscientização
São Francisco de Itabapoana – Em ação conjunta da Secretaria de Meio Ambiente com a de Educação, Cultura e Tecnologia e o Instituto BW, mais de 300 quilos (kg) de lixo foram recolhidos da praia de Guaxindiba, em São Francisco de Itabapoana (RJ), na tarde dessa segunda-feira (13). Cerca de 50 alunos da rede municipal de ensino estiveram envolvidos.
A iniciativa abrange todas as praias do município, visando reforçar a conscientização ambiental e informar sobre o descarte incorreto de lixo e resíduos na praia, como plástico, vidro e papel, além das consequências nocivas dessa ação do homem, que acaba poluindo os mares e oceanos, e comprometendo a vida marinha.
Os estudantes da etapa inicial foram do ensino integral das Escolas Municipais Herval Luís dos Santos Batista e Domingos Santos. A diretora de Educação Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente, Giovana Santos Alves, comenta que esse tipo de ação extracurricular é de extrema importância para a conscientização dos alunos.
“Na praia, os alunos têm uma vivência prática do que eles aprendem na sala de aula. Eles adoram esse tipo de atividade e podem replicar o que vivenciaram e aprenderam, durante a ação, para as famílias e amigos”, assinala Giovana. Antes da limpeza, os alunos assistiram a uma palestra do Instituto BW.
MONITORAMENTO - O local foi a própria praia, com exposição de peças anatômicas, como carapaça de tartaruga, crânio de golfinho, ossos de baleia, pássaros empalhados e ovos de tartarugas: “Todas as peças fazem parte do arquivo do instituto, que atua com uma equipe de 40 pessoas no município”, explica a engenheira ambiental e educadora ambiental do Instituto BW, Mariana Braga.
A engenheira pontua que os resíduos de plástico são a principal causa da morte de tartarugas na região: “Nós realizamos o monitoramento diário nas praias de São Francisco, e a maioria dos animais morrem por terem engolido algum tipo de resíduo plástico. Recolher esse material das praias é de extrema importância para garantir a vida marinha”.
Mariana realça que outra causa recorrente da morte de tartarugas é o afogamento após ficarem presas em redes de pesca. Segundo Giovana Santos, todo o lixo coletado na praia será levado para a Secretaria Municipal de Obras, Serviços Públicos e Urbanismo, que tem a incumbência de encaminhar o material para processamento.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.