Inauguração aconteceu sábado e, além do totem, o portal passa a contar com um monumento da Bíblia Foto Divulgação

São Francisco - “No dia da posse, Deus tocou no meu coração para que tivéssemos no portal algo que representasse meu primeiro decreto, que entregou a chave do município a Jesus Cristo e consagrou a cidade a Deus”. A manifestação da prefeita Yara Cinthia resume o totem “Cidade de Fé” no portal da entrada da cidade de São Francisco de Itabapoana (RJ), reinaugurado por ela no último sábado (22).
O espaço passou por reforma geral no telhado e na estrutura de madeira, que corria risco de desabar. A substituição por telhas novas, mais leves e modernas, além de melhorar a estética, proporciona mais segurança. Uma calçada com intertravados também foi construída. Yara avalia que as obras de revitalização valorizam o local, responsável por recepcionar moradores e visitantes.
Chamam atenção o totem “Cidade de Fé” e um monumento da Bíblia, com os trechos: “Feliz a nação cujo Deus é o Senhor” (Salmos 33,12) e “Tudo posso naquele que me fortalece” (Felipenses 4,13). “Muito mais que uma reforma estrutural, essa inauguração mostra que nosso município é governado pela fé”, destaca a prefeita.
Ratificando sua manifestação, Yara realça: “Sem a fé não somos nada e não chegamos a lugar nenhum; é por meio dela que veremos nossa terra prosperar ainda mais”. Ela lembra que o portal foi construído no primeiro mandato (1995) após a emancipação político-administrativa do município (o gestor era Barbosa Lemos., um dos responsáveis pela criação do município).
“Nosso respeito a toda a história construída por cada prefeito. Com a inauguração do monumento da Bíblia, transferimos a escultura em homenagem à família e à agricultura sanfranciscanas (que vinham compondo o espaço) para o canteiro em frente à Praça dos Três Poderes”, explica Yara. O padre Luciano Gomes, da Paróquia São Francisco de Paula, pontua que o pórtico é tradicional nas cidades desde a Antiguidade.
“A Bíblia é o símbolo maior para os cristãos”, enfatiza o pároco que (juntamente com outras autoridades eclesiásticas) promoveu um momento de louvor e oração. Estavam presentes os pastores Rizoniltom Júnior, Gleidson Junqueira, Josavá Silva, Adilson Sacramento, Adriano Teixeira e José Alexandre. Vários vereadores também participaram da solenidade.