São Gonçalo: prevenção às arbovirosesReprodução
Para ajudar a ação das equipes e manter a casa longe dos vetores, é importante limpar calhas e ralos, tapar caixas d’água, colocar garrafas e recipientes com a boca para baixo, preencher os pratos de vasos de plantas com areia, manter lonas de materiais de construção e piscina sempre esticadas, guardar pneus velhos, manter tonéis e latões fechados. Vale lembrar que qualquer gota d’água pode se tornar criadouro do mosquito.
Os locais de aplicação são definidos pelo Departamento de Vigilância em Saúde Ambiental com base nos casos notificados pelo setor de Vigilância Epidemiológica, que aponta os locais com maiores notificações da dengue. As ações acontecem em todos os dias úteis da semana, com exceção de feriados, pontos facultativos e dias chuvosos.
A Vigilância Ambiental mantém um trabalho de pronto-atendimento. Qualquer cidadão pode ligar para o setor e pedir uma visita nos casos de infestação de qualquer vetor. Os pedidos são atendidos, em média, em uma semana. Nesses casos, os agentes averiguam a denúncia e realizam a ação necessária para acabar com os vetores. As denúncias podem ser feitas pelo telefone da Vigilância Ambiental (21) 3195-5198, ramal 1008 ou da Coordenação de Vetores (21) 2604-6446.
Programação do controle das arboviroses:
Segunda-feira (22): Camarão, Porto Novo, Barracão, Estrela do Norte, Covanca e Porto do Rosa
Terça-feira (23): Anaia Grande, Eliane, Ieda, São Miguel, Neves e Itaoca
Quarta-feira (24): Anaia Pequeno, Arrastão, Ipiíba, Zé Garoto, Centro, Venda da Cruz e Mutuá
Sexta-feira (26): Engenho do Roçado, Jardim Tiradentes, Lagoinha, Gebara, Engenho P
equeno, Mutuapira e Cruzeiro do Sul
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.