A Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico se dispõe a orientar, em caso de dúvida Foto Secom/Divulgação

São João da Barra – Em recente levantamento da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), São João da Barra, na região norte fluminense, é apontado entre os municípios com o maior crescimento de empregos em nível estadual.
Mantendo posicionamento definido desde quando o Porto do Açu (um dos maiores investimentos em infraestrutura no país) começou a operar efetivamente, em 2014, o complexo portuário aparece como principal responsável pelos números positivos.
Além do porto em si, há os projetos em parcerias, desenvolvidos por empresas como a Andrade Gutierrez, que acaba de anunciar a oferta de 60 novas vagas para a unidade instalada no porto - 50 montadores de andaimes e 10 auxiliares de movimentação de cargas.
A seleção passa pelo Balcão de Oportunidades do governo municipal, onde os interessados devem cadastras os currículos de forma online; a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico (Avenida Rotary, nº 783) se disponibiliza a orientar, das 8h às 17h.
De acordo com os critérios, para todas as funções, os requisitos são ensino fundamental completo e idade mínima de 18 anos; ressalva-se que no caso de auxiliar de movimentação de cargas, é necessário curso de qualificação atualizado ou experiência comprovada em carteira de trabalho.
Já para o montador de andaimes é exigida “sólida experiência comprovada na área”. As informações estão no portal da prefeitura e apontam que a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico atua de forma permanente junto às empresas que se instalam no município para atrair cursos de capacitação.
Além de buscar garantir a empregabilidade para o sanjoanense nos empreendimentos, o Balcão de Oportunidades de São João da Barra sempre traz as informações relacionadas a vagas de emprego no município.
“A base de dados também pode auxiliar as empresas a encontrarem profissionais capacitados para determinadas funções”, diz a postagem, acrescentando: “a secretaria de orienta, ainda, sobre a importância de manter atualizados os dados cadastrados no sistema”.