Estudantes também foram envolvidos nas atividades, tanto na parte da manhã, quanto à tarde Foto Secom/Divulgação
São 1.137 quilômetros de extensão, cortando os estados de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e banhando 129 cidades, incluindo a da foz, onde foi ressaltado, nesta terça-feira (22), em ato para marcar o “Dia Mundial da Água”.
O “mutirão” ganhou o título de “Dia Municipal do Rio Paraíba do Sul”; foi desenvolvido na parte da manhã, em conjunto, pelas secretarias municipais de Meio Ambiente e Serviços Públicos, de Educação e de Pesca e Aquicultura.
Além de limpeza do Canal da Cehab, em Atafona, aconteceu trabalho de conscientização junto aos pescadores e moradores sobre a importância do rio e da preservação ambiental; na Prainha de Ramos, alunos do Ciep-265 Municipalizado Professora Gladys Teixeira e pessoas da comunidade, participaram de atividades.
A programação constou de plantio de árvores, aula de educação ambiental para reforçar a importância da mata ciliar na proteção do rio, explanação sobre a Área de Preservação Ambiental (APA) da Cehab e limpeza do local; à tarde, houve desdobramento envolvendo outros alunos, com as mesmas ações.
A limpeza da beira-rio (no trecho da Cehab) foi o foco principal, sendo retirada grande quantidade de detritos. A proposta é “cuidar da saúde” do rio que abastece a cidade; para tanto, a prefeitura decidiu que durante a semana dará continuidade à limpeza cumprindo o mesmo trajeto e passando pela Igreja de Nossa senhora da Penha, até a foz no Pontal de Atafona.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.