Assunto foi tratado entre Carla Caputi, e os comandantes Rodrigo Ibiapina (6º CPA) e Ricardo da Cruz (8º BPM) Foto Secom/Divulgação

São João da Barra - Desenvolvido pela Secretaria de Estado de Polícia Militar do Rio de Janeiro com foco no monitoramento ostensivo na zona rural, o programa Patrulha Rural - Protetores do Campo deve ter implantação iniciada em abril em São João da Barra (RJ); o lançamento no Estado aconteceu em junho de 2022.
O anúncio foi feito na última sexta-feira (24) pela prefeita Carla Caputi, durante reunião dela com o comandante do 6º Comando de Policiamento de Área (6º CPA), coronel Rodrigo Ibiapina Chiaradia, e o do 8º Batalhão de Polícia Militar (8º BPM), tenente-coronel Ricardo da Cruz Aguiar.
O objetivo do programa é reforçar a segurança no meio rural através de uma rede de proteção integrando os batalhões que atendem as áreas do interior do estado do Rio de Janeiro, grandes e pequenos proprietários rurais e a população local.
Também, visa coibir furtos e outras atividades ilícitas no campo, a Patrulha Rural atua também em ocorrências de outras modalidades de crimes. Já está definido que no município funcionará com contrapartida da prefeitura; os policiais que irão atuar estão na fase de treinamento.
Carla Caputi adianta que a abrangência será em toda área rural do município, que tem predominância no quinto distrito: “Será, sem dúvidas, um suporte aos produtores rurais por meio de um programa muito bem elaborado e que auxilia na segurança de nossas áreas rurais e, consequentemente, em outras também; estou feliz e entusiasmada com essa parceria”, comenta a prefeita.
Outros temas relacionados à segurança pública foram discutidos; entre eles a volta do atendimento pelo número 190 no município e o serviço de monitoramento por câmeras. Participaram também da reunião: secretário municipal de Segurança Pública, Anderson Campinho; subsecretário, Arthur Miller; e presidente da Câmara Municipal, Alan de Grussaí.