Atendimento é exclusivo para a castração e o espaço não recebe animais de doação nem abandonados Foto Secom/Divulgação

São João da Barra - Manter controlada a população de cães e gatos no município, mediante esterilização, é proposta prioritária do governo de São João da Barra (RJ). Para tanto, inaugurou recentemente o Centro de Controle Populacional (Cecop) dos animais na praia de Atafona, por meio da Secretaria de Saúde.
Em postagem no portal do governo nesta segunda-feira (11), a Secretaria de Comunicação (Secom) divulga que a unidade atua com cirurgia de esterilização realizadas em animais machos cadastrado, que passam por uma consulta prévia às segundas-feiras: “Os responsáveis são comunicados via telefone e o atendimento inclui exames pré e pós-operatório”, explica.
O procedimento depende de agendamento, que pode ser feito de forma presencial, no Cecop (Rua João Batista de Almeida, 433 em Atafona), de segunda-feira a sexta, das 8h às 17h, ou pelo telefone (22) 31999631 - Ramal 431.
A Secom orienta que o animal deve ter entre seis meses e oito anos e estar vacinado. Outras exigências são apresentação pelo responsável de cópias dos documentos de identidade e comprovante de residência em São João da Barra.
“O atendimento é exclusivo para a castração e o espaço não recebe animais de doação e nem cães e gatos que são abandonados por seus donos”, alerta a Secom, ressaltando que a cirurgia é gratuita e só será realizada se todos os critérios forem cumpridos.
De acordo ainda com a Secom, o Centro de Controle faz parte da coordenação do Núcleo de Controle de Zoonoses (NCZ), da Secretaria Municipal de Saúde: “A equipe do espaço é formada por médicos veterinários, auxiliares de veterinária e cuidadores de animais e recepcionista”, resume.