Unidade passou por reforma e ampliação para oferecer mais conforto, funcionalidade e qualidade de atendimento Foto Divulgação

São João da Barra - Acréscimo da área de construção para criação de mais salas de atendimento e consultórios médicos, além da criação de sanitário específico para o consultório ginecológico. Estas são melhorias unidade da Estratégia Saúde da Família (ESF) da Nova SJB, de São João da Barra (RJ), que será reinaugurada nesta segunda-feira (15).
A coordenadora da Atenção Primária à Saúde (APS), da Secretaria Municipal de Saúde, Luziane Ambrosio, explica que a unidade passou por obras de reforma e ampliação para oferecer mais conforto, funcionalidade e qualidade de atendimento para toda a comunidade e distritos vizinhos: “Os moradores terão acesso a um espaço totalmente remodelado”.
Luziane destaca que, com a intervenção, a unidade agora conta com três consultórios médicos e um odontológico, além de sala de vacina, triagem, sala de espera infantil e sala destinada aos agentes comunitários de saúde: “A unidade oferecerá atendimento do médico da família, consulta de enfermagem, pediatra, ginecologista/obstetra, odontologia”.
Todos os procedimentos previstos na Estratégia Saúde da Família também estão garantidos. Segundo ainda a coordenadora, foram ainda realizadas substituição e complementação de todo o piso e revestimento cerâmico, com a implantação de piso tátil, melhorando a acessibilidade: “A reforma contou também com pintura geral nas áreas internas e externas, substituição da cobertura e de todas as esquadrias com complementação para a nova área”.
Outras intervenções foram revisão das instalações hidrossanitárias, incluindo a complementação de bancadas com cubas para novos consultórios, e melhorias na instalação elétrica, reforçada com um novo padrão para receber aparelhos de ar condicionado split e luminárias em LED: “Durante todo o período da obra, os atendimentos não foram interrompidos”, pontua Luziane.
A Secretaria de Obras e Serviços acompanhou todo o trabalho: “Com a conclusão da ampliação e reforma, o imóvel foi liberado para a Secretaria de Saúde, que providenciou as mobílias, equipamentos e insumos para a reabertura da ESF no espaço revitalizado; em nenhum momento o atendimento, deixou de ser feito”, conclui.