Quarenta novos sistemas vão melhorar fornecimento de água em regiões altas e morros de MeritiDivulgação

São João de Meriti - Quarenta novos sistemas vão melhorar o fornecimento de água em áreas de difícil acesso na Baixada Fluminense, especialmente em regiões elevadas e morros. A iniciativa da Águas do Rio vai beneficiar diretamente mais de 100 mil moradores de oito cidades da Baixada Fluminense, incluindo São João de Meriti.
Os equipamentos são do modelo contêiner, e dez deles já estão na fase de implementação. Nesta primeira etapa, as bombas estão sendo instaladas na Venda Velha, Coelho da Rocha, Éden e Jardim Metrópole, em São João de Meriti; e Vila Centenário, Vila São Sebastião e Circular, em Duque de Caxias.
“Desde o início da concessão, apenas na Baixada Fluminense, mais de 133 mil pessoas passaram a ter acesso à água tratada pela primeira vez. Isso é um reflexo das nossas ações para transformar a realidade dessa região que sofre com problemas históricos de abastecimento. Com a implantação desses novos sistemas, vamos permitir que cada vez mais pessoas tenham acesso a serviços essenciais", ressaltou Felipe Vazquez, gerente de Operações da concessionária.
Para a dona de casa Wilma de Oliveira, moradora do Jardim Nova Califórnia, área mais elevada de Meriti, o acesso à água tratada e encanada ocorre de forma regular, deixando de lado baldes e galões para auxiliar em tarefas do cotidiano.
“No trecho da rua onde fica minha casa não vinha água. Muitas vezes tive que solicitar carro-pipa e não tinha caixa suficiente para suportar a quantidade. Usava a água da chuva para cozinhar ou precisava buscar água em baldes na casa de vizinhos para os afazeres do dia a dia. Hoje a água chega bem forte na minha casa”, disse Wilma.
A dona de casa Wilma de Oliveira, moradora do Jardim Nova Califórnia, em São João de Meriti - Divulgação
A dona de casa Wilma de Oliveira, moradora do Jardim Nova Califórnia, em São João de MeritiDivulgação
Em dois anos e sete meses de operação, a Águas do Rio investiu R$ 3,1 bilhões para promover melhorias, e mais de 590 mil pessoas passaram a ter água tratada e encanada pela primeira vez nas 27 cidades fluminenses sob a concessão da companhia.
A concessionária informou que o serviço dos novos sistemas de bombeamento será realizado até dezembro.