lavoura de tomate em São José de Ubá-RJPMSJU

Ubá- Plantando de forma organizada desde os anos de 1960, o município continua se destacando como um dos maiores produtores de tomate do estado do Rio de Janeiro. A tomaticultura, sustenta a economia local e gera empregos para muitas famílias.
A Prefeitura tem investido em iniciativas que apoiam os agricultores, como acesso a insumos, capacitação técnica e feiras que conectam diretamente produtores e consumidores, reduzindo custos e aumentando a rentabilidade.

Pesquisas realizadas pela UENF-Universidade Estadual do Norte Fluminense indicam que a modernização das práticas agrícolas no município tem impulsionado a produtividade. Além disso, estudos mostram que a oscilação de preços do tomate e os custos de mão de obra ainda representam desafios para os produtores, mas o suporte técnico e parcerias com instituições, promovidas pela Prefeitura, ajudam a enfrentar as dificuldades.

O prefeito Gean Marcos (MDB) diz: "A tomaticultura é uma das principais bases da nossa economia, é o Ouro Vermelho. Nosso trabalho é garantir que os agricultores tenham recursos para crescer e fortalecer suas atividades, contribuindo para o futuro de São José de Ubá."
São José de Ubá favorece a tomaticultura graças ao clima tropical com temperaturas entre 20°C e 26°C, solos férteis como Argissolos Vermelhos e Vermelho-Amarelos, além de altitudes moderadas que garantem boa drenagem e nutrientes para o cultivo.
O tomate, cujo nome científico é Solanum lycopersicum, é classificado como fruto no sentido botânico, por se desenvolver do ovário da flor e conter sementes, mas popularmente, é considerado uma fruta em termos culinários devido ao seu uso em receitas.
A tomaticultura  representa grande parte da identidade local do município, unindo tradição e inovação. E abastece os estados de Minas Gerais, São Paulo, Espírito Santo e Rio de Janeiro.
NinoBellieny