Por diana.dantas

Com o objetivo de mostrar a empresários e a universitários a importância do uso da simulação e da prototipagem, feita em impressoras 3D, o Seminário de Empreendedorismo terá como tema, nesta oitava edição, “Empreendedorismo e Inovação”. O evento, que ocorrerá amanhã (12), é realizado pelo Sistema Firjan, por meio do Instituto Euvaldo Lodi (IEL do Rio), e iniciativa do Conselho de Jovens Empresários (CJE). As inscrições são gratuitas e feitas pelo site www.firjan.org.br/empreendedorismo.

“Nós estamos sempre muito ligados nas tendências e os temas da prototipagem e da simulação são assuntos que vem crescendo, despertando o interesse do empresariado, no momento. Neste ano está vindo com muita força para o Brasil”, explica Daniela Longobucco, responsável pelas ações de Empreendedorismo do IEL Rio.

A grande atração do seminário será a participação de Gregory Dibbs, que fará a palestra de abertura. Ele é gerente sênior do Centro de Pesquisa da Nissan no Vale do Silício e vai falar do projeto do carro autônomo, feito em parceria com o Google, além de contar sobre as pesquisas em veículos conectados e a interação homem-máquina. “É um projeto considerado secreto, não se fala em números, mas a gente espera que ele abra um pouquinho do que está sendo pensado para a gente”, afirma Daniela.

Em seguida haverá dois painéis. O primeiro discutirá “A importância da prototipagem para as empresas que querem inovar e as vantagens competitivas de sua utilização em diversos segmentos”. Haverá a participação de Luiz Fernando Dompierri, da Robtec; Heloísa Neves, da rede Fab Lab Brasil, que aluga impressoras 3D para empresários; e Rodrigo Krug, da Cliever, primeira empresa brasileira a fabricar esses equipamentos, de forma 100% nacional.

No segundo, serão apresentados os cases de sucesso na área. Os empreendedores falarão sobre como utilizam essas tecnologias. Entre os palestrantes dessa fase, Poliana Botelho, do Laboratório Simões, contará sobre a parceria realizada com o Senai Rio que criou um processo de simulação para o treinamento de novos funcionários para a linha de produção; e Claudio Patrick, da Clever Pack, empresa que desenvolve embalagens mais sustentáveis e inovadoras. Para último, terá a vez Marcelo Brum, gerente de Operações da FMC Technologies, líder global de soluções de tecnologia para a indústria de energia.

“Com essas palestras, a nossa ideia é mostrar ao empresário que é possível inovar, porque é um diferencial competitivo. As pessoas pensam que é preciso ter muito recurso, mas pequenas ideias podem gerar grandes negócios lá na frente. Hoje, há uma série de tecnologias para minimizar os riscos, como a prototipagem e a simulação. A impressora em 3D, por exemplo, tem um custo que vem baixando”, diz a responsável pelas ações de Empreendedorismo do IEL Rio

Em paralelo, os participantes que tiverem a curiosidade poderão conhecer o Senai FabLab, que foi inaugurado hoje (11), no Centro de Tecnologia Senai Automação e Simulação, localizado em Benfica, Zona Norte do Rio. O laboratório apresenta a impressora 3D, além de máquinas de corte a laser e kits Arduino para montagem de circuitos eletrônicos, entre outros equipamentos. O transporte será gratuito e feito por vans que sairão da sede.

Serviço
VIII Seminário de Empreendedorismo
Amanhã, quarta, dia 12 de novembro
Horário: Das 9h às 12h30
Local: Firjan - Avenida Graça Arannha, 1º e 4º andar, Centro
Inscrições pelo site: www.firjan.org.br/empreendedorismo
Grátis

Você pode gostar