Google combate espionagem cibernética com criptografia de mensagens

Ferramenta "End-to-End" foi lançada para que programadores possam criar programas capazes de conectar o navegador e o gmail com segurança

Por douglas.nunes

SAN FRANCISCO - A gigante da internet Google intensificou seus esforços para dificultar a espionagem de um e-mail, apresentando nesta quarta-feira um software de criptografia de mensagem para seu navegador, o Google Chrome.

Uma versão de testes da ferramenta chamada 'End-to-End' foi lançada para que os programadores possam brincar, criando mini-programas capazes de se conectar ao Chrome e encriptem mensagens do Gmail (serviço de correio eletrônico do Google) de forma que só tenham acessos eles próprios ao remetente e ao destinatário.

Projeto da empresa chega em um momento em que grandes empresas da internet buscam afugentar as preocupações sobre a privacidade na redeDivulgação

"As mensagens são encriptadas à medida que são enviadas e são como envelopes, menos vulneráveis à bisbilhotagem (seja por pessoas maldosas ou pelo governo) que as postais", afirmou Brandon Long, encarregado da equipe que desenvolveu esta ferramenta, em um post.

Além disso, o Google acrescentou uma seção ao seu Relatório de Transparência, no qual mostra qual parte das mensagens do gmail é enviada criptografada e qual parte das mensagens enviada por outros serviços de e-mail é recebida da mesma maneira.

No mês passado foram criptografados 69% das mensagens enviadas de contas do gmail, enquanto apenas 48% dos e-mails recebidos de outros serviços foram codificados durante o envio.

O Comcast, um gigante provedor de internet nos Estados Unidos, mal posicionado nesta classificação, informou rapidamente que reforçará a criptografia de suas mensagens.

A ação do Google chega em um momento em que grandes empresas americanas da internet buscam afugentar as preocupações sobre a privacidade na rede, depois que o ex-analista da Agência de Segurança Nacional americana (NSA), Edward Snowden, revelou as táticas de espionagem cibernética dos Estados Unidos.

Uma assinatura que vale muito

Contribua para mantermos um jornalismo profissional, combatendo às fake news e trazendo informações importantes para você formar a sua opinião. Somente com a sua ajuda poderemos continuar produzindo a maior e melhor cobertura sobre tudo o que acontece no nosso Rio de Janeiro.

Assine O Dia