Por marta.valim

Com objetivo de se aproximar de desenvolvedores de softwares, a Samsung está investindo em capacitação por meio do Ocean Manaus. A partir deste mês, o centro oferece um curso intensivo gratuito voltado para a criação de jogos e aplicativos, em parceria com a Universidade do Estado do Amazonas. O curso, com 30 vagas, se destina a estudantes e desenvolvedores que queiram conhecer mais as tecnologias e as plataformas de desenvolvimento da empresa.

Álvaro Mota, gerente executivo do Samsung Instituto de Desenvolvimento de Informática da Amazônia (Sidia), diz que o curso é uma boa porta de entrada para quem quer trabalhar na empresa. “Há muitas universidades ao redor de Campinas [onde fica a outra unidade da empresa]. Em Manaus é diferente, nem sempre conseguimos contratar todas as pessoas que precisamos. Muitos dos profissionais que fazem os cursos são absorvidos. Não é uma garantia, por si só, mas, quem faz, tem uma chance maior”.

O Ocean Manaus também oferece cursos livres sobre Android e Tizen; jogos eletrônicos, usabilidade, entre outros, com média de 4 horas de duração. Os treinamentos utilizam o conceito 'one-stop', que combina capacitação técnica com temas de negócio e empreendedorismo, como forma de estimular a criação de startups.

Inaugurado em julho, o Ocean Manaus já ofereceu treinamento a cerca de mil pessoas. Além do centro, há o Ocean de São Paulo criado em março deste ano. Fora da Coreia do Sul, onde está a matriz da empresa, o Brasil é o único país com esse tipo de iniciativa.

Segundo Álvaro Mota, o país foi escolhido já que é um “berço de desenvolvedores relevante” e pelos benefícios da Lei da Informática, que dá incentivos fiscais a empresas do setor de tecnologia que usem parte de seu faturamento para investir em Pesquisa e Desenvolvimento.

Você pode gostar