Por douglas.nunes

A maioria dos brasileiros acredita que, em 2025, as pessoas se protegerão mais na internet. Segundo pesquisa da McAfee, empresa de segurança na internet, 94% dos entrevistados afirmam que se esforçarão mais para proteger suas vidas digitais no futuro. Os usuários acreditam também que a rede será um ambiente mais seguro (67%), terá maior função social (82%), mas também proporcionará menos privacidade (61%). “Só agora as pessoas começaram a compreender que seus dados pessoais não são intangíveis. Nós não saímos anunciando informações de nossos cartões de crédito quando entramos em uma sala. Por que faríamos isso online?”, afirmou Brian Johnson, futurista da Intel.

O estudo faz parte da pesquisa “Proteção do futuro digital em 2025”, que examina a expectativa e o comportamento dos consumidores em diversos países em relação às tendências tecnológicas e estilo de vida. E também sobre como a forma como a tecnologia influencia lares, locais de trabalho, automóveis e dispositivos móveis das pessoas, além de mostrar a relação dessas tecnologias com a segurança e a privacidade online.

Até 2025, apenas 12 % dos entrevistados esperam continuar desbloqueando seus dispositivos por senhas. Eles acreditam que será mais comum acessar dados utilizando outros recursos, como escaneamento de íris (37%), impressão digital (31%) ou ativação por voz (20%). “Com o aumento nas preocupações relacionadas à segurança, é possível que mudemos o modo de fornecer autenticação. Isso talvez inclua o uso de informações biométricas únicas, possivelmente impressões digitais, face, voz, olhos ou até mesmo ondas cerebrais”, cogita Ross Dawson, futurista, empresário, palestrante e autor australiano.

No Brasil, o estudo foi realizado com aproximadamente 500 consumidores que se mostraram otimistas em relação à evolução da tecnologia. A maioria dos participantes da pesquisa acredita que, na próxima década, terá grande melhoria na experiência de gerenciar seus lares e seus trabalhos com adoção de novas tecnologias.

Dispositivos

Quando perguntado quais dispositivos digitais serão mais comuns em 2025, 67% dos brasileiros destacaram os relógios inteligentes. Esses dispositivos vestíveis aparecem atrás apenas dos smartphones (79%). Já o PC foi indicado por apenas 30% dos entrevistados. Ter mais de seis dispositivos é a previsão de 40% das pessoas. Outra curiosidade é que 21% acham que, na próxima década, poderá comprar um smartphone indestrutível.

Cibercrime

Entre os entrevistados, 70% se dizem preocupados com a evolução do cibercrime na próxima década. Para os brasileiros, a maior preocupação é com roubo de identidade e fraude monetária (49%), enquanto 31% acham que a maior preocupação é com a violação de privacidade.

Casa conectada

Em casa, 88% dos brasileiros acham provável ter um refrigerador inteligente, capaz de detectar automaticamente os alimentos que estão faltando na geladeira e criar uma lista de compras. Segundo pesquisa, 64% acreditam que irão morar em uma casa com dispositivos que se comunicam com o proprietário, enquanto 89% estão convencidos de que os sistemas de segurança de seus lares estarão conectados a seus dispositivos móveis.

Você pode gostar