Por monica.lima

São Paulo - Desde que abriu seu capital na Nasdaq, em junho de 2013, a Gogo — empresa americana de serviços e soluções de conectividade e de comunicação a bordo para as companhias aéreas — tem reforçado sua estratégia para expandir suas operações fora dos Estados Unidos. No plano traçado, o mercado latino-americano — e, em especial, o brasileiro — começa a ganhar força para ser uma das próximas escalas da companhia. Após anunciar um contrato para a oferta de uma plataforma de conexão Wi-Fi e de serviços de entretenimento nas aeronaves da Gol, a Gogo está estruturando uma operação dedicada, de olho em outros negócios no país e na região.

“A parceria com a Gol é um marco significativo, pois representa o nosso primeiro acordo com uma companhia aérea na América do Sul e o maior contrato em número de aeronaves com a tecnologia 2Ku fora da América do Norte”, diz Niels Steenstrup, vice-presidente sênior de vendas globais para companhias aéreas da Gogo. “Estamos confiantes de que esse acordo terá um impacto sobre a região e irá colocar uma pressão competitiva no mercado em relação à conectividade a bordo”, afirma.

Desenvolvida pela Gogo e lançada comercialmente em meados de 2014, a tecnologia 2Ku é baseada em antenas de satélite de alta frequência de banda Ku, que permite o uso de antenas de menor porte e é voltada a aplicações específicas de banda larga. Segundo a companhia, a solução possui duas vezes mais eficiência de espectro que outras antenas no mercado e permite produzir mais largura de banda, com menor custo e a possibilidade de entregar uma velocidade de conexão de mais de 70 Megabits por segundo (Mbps) nas aeronaves.

A partir dessa plataforma Wi-Fi e de acordos com estúdios e demais provedores de conteúdo — fechados por meio de uma companhia parceira chamada Spafax —, a Gogo entrega conteúdos como canais de TV aberta ao vivo, canais de pay-per-view, e filmes, jogos e músicas gratuitamente, entre outros recursos. O acesso a esses serviços pode ser feito por smartphones, tablets e notebooks dos usuários.

Juntamente com o impacto positivo esperado a partir do acordo com a Gol, outros fatores justificam o interesse da Gogo na América Latina e no mercado brasileiro. “A maioria das companhias aéreas americanas já possui a plataforma instalada ou em fase de implantação. Temos mais de 70% do mercado no país. Fora dos Estados Unidos, a oportunidade é enorme”, afirma Steenstrup. Entre outras companhias aéreas americanas, a Gogo mantém projetos com a American Airlines, United Airlines e Delta Airlines. “Fizemos um estudo global no início do ano e ficou evidente que, no Brasil, especialmente, há uma demanda crescente por serviços de bordo”, observa.

Segundo o estudo realizado pela companhia, 89% dos brasileiros disseram ter interesse em conexão Wi-Fi a bordo, contra 74% nos Estados Unidos, sendo que 68% dos brasileiros estão dispostos a pagar por esses serviços, ante 40% dos americanos. No Brasil, 36% afirmaram que a oferta de conexão Wi-Fi é importante na escolha de uma companhia aérea, enquanto o índice dos americanos foi de apenas 10%.

Em seu primeiro passo no mercado brasileiro, a Gogo vai equipar 100% da frota da Gol com a tecnologia 2Ku e serviços de entretenimento. A primeira aeronave a receber o projeto está prevista para o primeiro semestre, enquanto o plano é cobrir toda a frota em um prazo de três anos. “Atualmente, a frota da Gol tem cerca de 140 aeronaves, mas vamos começar o projeto pelas novas encomendas da companhia, que totalizam 60 aeronaves”, diz Steenstrup.

Segundo a Gol, o preço para acessar alguns conteúdos não ficará longe da média mundial, que está numa faixa de US$ 10 a US$ 20 para passageiros esporádicos, e entre US$ 3 e US$ 5 para passageiros mais frequentes da empresa. A Gol será também a primeira companhia a implantar a nova solução de TV ao vivo da Gogo, batizada de GogoTV. De acordo com Steenstrup, a Spafax — parceira de conteúdos da Gogo — possui acordos com provedores de conteúdo local, mas o projeto com a Gol ainda não estabeleceu quais serão as ofertas nacionais no serviço.

Como uma preparação para a demanda esperada no mercado brasileiro, a Gogo está montando um time específico em sua divisão de vendas internacionais para atender ao projeto. O número de profissionais que irá compor a equipe não foi revelado. “Teremos um suporte dedicado para a Gol e vamos estabelecer uma presença e recursos para apoiar essa parceria conforme o projeto demandar”, afirma o executivo.

Globalmente, uma das prioridades da Gogo é o desenvolvimento de novas ofertas e serviços. Nessa frente, a companhia está investindo em aplicações operacionais para as tripulações. Outra vertente está relacionada a Internet das Coisas, com tecnologias que conectem componentes do avião, para que eles possam ser monitorados em tempo real.

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