Alunos recebem os certificados de conclusão de curso representando todos os formandosBeatriz Madeira

A Casa da Inovação Estrada de Ferro Therezópolis, escola de habilidades digitais sediada no bairro da Beira Linha, encerrou 2023 com o marca de 600 alunos formados nos cursos gratuitos de tecnologia e música oferecidos pela instituição. A terceira turma, com 200 alunos das mais diversas faixas-etárias, foi graduada nesta segunda-feira (11) em cerimônia realizada no Espaço Cultural Higino.
Apresentado pelo idealizador do projeto, Alex Castellar, o evento contou com um público de mais de 400 pessoas entre estudantes, familiares e convidados. Na programação, apresentações musicais, homenagens a personalidades destaques no município e entrega de certificados. Foram graduados alunos dos cursos de Robótica, Desenvolvimento de Jogos, Digital Influencer, Criação de Aplicativos, Introdução à Informática, Edição de vídeos, Pilotagem de Drone, Reforço Escolar e Música.
"Teresópolis tem 40% dos jovens entre 15 e 17 anos fora da escola. Temos visto o crescimento da violência na cidade. Projetos como o da Casa da Inovação renovam a esperança de que é possível sonhar, é possível fazer diferente, dar novas oportunidades. Sou de uma família extremamente pobre, estudei a vida toda na escola pública e sou um exemplo do que a educação pode fazer na vida de uma pessoa. É exatamente isso que estamos fazendo na Casa da Inovação, unindo educação, inovação e cultura para gerar oportunidades”, afirmou Alex Castellar, idealizador do Projeto Casa da Inovação.
Alunos são condecorados pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação
Um dos momentos mais simbólicos da noite de formatura foi a premiação dos alunos do projeto Caça Asteroide MCTI, que a Casa da Inovação desenvolve em parceria com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação e a Nasa. Sete alunos, denominados “cientistas cidadãos”, receberam a medalha de bronze pela atuação no projeto de astronomia em que tiveram excelentes resultados na identificação de novos asteroides no Sistema Solar.
Alunos e professor do projeto Caça Asteroide  - Beatriz Madeira
Alunos e professor do projeto Caça Asteroide Beatriz Madeira
Homenagens a personalidades do município
Outro ponto alto da noite foi o encontro do compositor do bairro da Beira Linha José Carlos Papae com a Orquestra Sustentável da Casa da Inovação, grupo formado por 18 alunos do curso de música e liderado pelo maestro Edmilson Mello de Lima que utiliza instrumentos musicais feitos a partir de materiais reciclados. Acompanhado pela orquestra, Papae cantou a música de sua autoria “Noites traiçoeiras”, popularizada nacionalmente nas vozes de cantores cristãos, como Régis Danese e o Padre Marcelo Rossi. 
O maestro da Orquestra Sustentável, Edmilson Mello de Lima, com o compositor da Beira Linha José Carlos Papae e Alex Castellar - Beatriz Madeira
O maestro da Orquestra Sustentável, Edmilson Mello de Lima, com o compositor da Beira Linha José Carlos Papae e Alex CastellarBeatriz Madeira
O compositor foi um dos homenageados da noite, por sua relevância no cenário musical nacional, divulgando também o nome da Beira Linha e Teresópolis para todo o país. Além dele, também recebeu uma homenagem o ex-vereador José Carlos Faria, importante liderança na região do terceiro distrito detentor do título de vereador com maior votação da história de Teresópolis.
Alex Castellar, idealizador do projeto Casa da Inovação, entrega homenagem à Ex-vereador José Carlos Faria - Beatriz Madeira
Alex Castellar, idealizador do projeto Casa da Inovação, entrega homenagem à Ex-vereador José Carlos FariaBeatriz Madeira
Projeto chega ao São Pedro e Bonsucesso em 2024
Em função do trabalho realizado pela Casa da Inovação de Teresópolis na Beira Linha ao longo do primeiro ano de atuação, o projeto foi renovado para 2024 e ainda será ampliado, ganhando duas novas unidades, nos bairros do São Pedro e de Bonsucesso. Dessa forma, a instituição espera triplicar o número de alunos atendidos.
Sobre a Casa da Inovação de Teresópolis
Uma realização do Ministério da Educação, da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) e do Instituto Realizando o Futuro, com recursos destinados via emenda parlamentar do Deputado Federal Altineu Cortes, a Casa da Inovação Estrada de Ferro Therezópolis é uma escola de habilidades digitais que oferece cursos gratuitos de Robótica, Desenvolvimento de Jogos, Digital Influencer, Criação de Aplicativos, Introdução à Informática, Edição de vídeos, Pilotagem de Drone, Reforço Escolar e Música.

A instituição está localizada na Rua Beira Linha, nº 329, no bairro da Beira Linha, com funcionamento de segunda a sábado, das 9h às 17h. Está nas redes sociais como @casadainovacaoteresopolis. Os cursos são gratuitos e as matrículas para 2024 já estão abertas. A instituição recebe alunos de todas as idades.
Você pode gostar
Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.