Pesquisa aponta que 51,8% dos passageiros têm renda familiar de até 1,5 salário-mínimo, e a maioria utiliza o transporte para o trabalho (64,8%)Divulgação

A Pesquisa QualiÔnibus 2025, realizada pela WRI Brasil com 558 usuários do sistema de transporte público de Teresópolis, mostrou avanços na percepção dos passageiros sobre a qualidade do serviço. O índice geral de satisfação cresceu um ponto em relação ao ano anterior, atingindo a nota 6,5 em uma escala de 0 a 10.
Entre os fatores melhor avaliados estão o atendimento ao cliente (7,9) e o acesso ao transporte (6,6). A pesquisa também revela que quase 74% dos clientes recomendariam o sistema de ônibus da cidade. Outro destaque foi a melhora na percepção do item gasto com transporte, com o percentual de insatisfeitos e muito insatisfeitos caindo de 37,3% em 2024 para 21% neste ano. Também cresceu a satisfação com o conforto dos ônibus, saltando de 49% para 61% dos entrevistados.
Para 75% dos entrevistados, ônibus enfrenta muito congestionamento
Apesar dos avanços, o levantamento mostra que o trânsito ainda é um grande desafio. Mais de 75% dos passageiros afirmam que os ônibus enfrentam muito congestionamento, e 64% se dizem insatisfeitos ou muito insatisfeitos com essa situação. Para 74,3%, os engarrafamentos são o principal motivo para o aumento do tempo de deslocamento.
“O transporte coletivo de Teresópolis está em um processo de recuperação depois de anos de crise e desestruturação, causados pela falta de políticas públicas adequadas. Hoje vivemos um novo momento, com diálogo, investimentos e iniciativas que valorizam o passageiro e fortalecem o sistema como um todo”, destaca o diretor da Viação Dedo de Deus, Marcelo Augusto.
O estudo traça o perfil do usuário teresopolitano: 51,8% têm renda familiar de até 1,5salário-mínimo, e a maioria utiliza o transporte para o trabalho (64,8%), sendo que 85% viajam de ônibus três ou mais vezes por semana. Para 70% dos entrevistados,apenas um ônibus é suficiente para chegar ao destino, e 74% já utilizam bilhetagem eletrônica.
Realizada anualmente pelo WRI Brasil, a Pesquisa QualiÔnibus avalia a percepção da população sobre o transporte coletivo e serve de base para orientar políticas públicas e melhorias no sistema de mobilidade. Em Teresópolis, os resultados vão ajudar a nortear novas ações para aprimorar o serviço nos próximos anos.
Você pode gostar
Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.