Por marta.valim

Um levantamento feito pela consultoria Ycoach, focada em desenvolvimento de carreiras, mostrou que os principais problemas enfrentados pelos jovens no mercado de trabalho estão ligados a fatores comportamentais.

Os sete principais motivos que levam jovens a procurar ajuda de especialistas são: falta de clareza em seus próximos passos (23%), busca por realização profissional (21%), preparo para se tornar líderes (15%), melhor equilíbrio entre vida profissional e pessoal ou troca de emprego (11%), novas oportunidades profissionais (10%), falta de inspiração de seus líderes (5%) e valores incompatíveis com os da empresa (4%). A pesquisa foi feita com 102 jovens paulistanos, das classes A e B, entre 18 e 35 anos.

Para Felipe Maluf, sócio-diretor da consultoria, “quando questionados sobre objetivo de vida ou de carreira, os entrevistados respondem de forma vaga, sem embasamento e para diversos deles um ‘nunca pensei nisso’ é o mais comum”. Ele acredita que os jovens profissionais precisam entender que inteligência emocional e experiência são aprendidos na prática. Eles “são extremamente capacitados, estudaram em ótimos colégios, fizeram excelentes faculdades e alguns até possuem MBA. No entanto, percebemos que o fator emocional foi preponderante para as frustrações da carreira e da vida pessoal”, acrescenta Maluf.

O sócio-diretor da Ycoach lembra também que as empresas devem se preparar para lidar com os novos talentos. “Os jovens possuem anseios distintos de outras gerações, precisam receber desafios constantes e serem estimulados frequentemente. Todos esses fatos levam à realização e à sensação de crescimento, o que os deixa motivados e comprometidos em seus empregos constantemente”, afirma.

Você pode gostar