Por monica.lima
Alguns dos melhores restaurantes vão promover o Rolha Zero%2C em que o cliente pode levar seu próprio vinho para degustar com os pratosdo localDivulgação

O Rio de Janeiro vai mergulhar no vinho durante uma semana, a partir do dia 15 de setembro. É a segunda edição do Rio Wine and Food Festival (RWFF), que acontece por toda a cidade. Durante esse período, alguns dos melhores restaurantes vão promover o Rolha Zero, em que o cliente pode levar seu próprio vinho para degustar com os pratos do local. A programação é variada, começando com um jantar de gala no Copacabana Palace, onde será premiado o melhor sommelier do Rio, passando por degustações em bares de comunidades, como o Bar David, no Chapéu Mangueira, no Leme, e um leilão beneficente no Hotel Fasano. “Queremos promover não só o consumo do vinho como também colocar o Rio Wine no calendário de eventos que atraem turistas para a cidade. E este ano o leilão terá uma seleção de rótulos especiais, ele é uma oportunidade excelente de compra por bons preços”, define Sérgio Queiroz, criador do RWFF.

A grande novidade desta edição será uma feira-show que acontecerá no dia 18, no Clube Naval Piraquê. Lá será possível comprar rótulos de vinícolas nacionais e internacionais direto do produtor, além de degustar os vinhos da feira num deck à beira da Lagoa Rodrigo de Freitas. O RWFF também se propõe a estimular o mercado brasileiro de vinhos, com palestras sobre o tema na Fundação Getúlio Vargas, e concursos de design de garrafas e rótulos. Após toda essa programação, que pode ser conferida no site do festival, haverá, em outubro, a grande prova de vinhos do Brasil, onde 855 rótulos nacionais serão degustados e classificados.

OUTROS COPOS

Dia da Cerveja I

Amanhã é o Dia Internacional da Cerveja em para comemorar, o Boteco Coutinho, na Vila Madalena, oferece dose dupla da Budweiser long neck.

Dia da Cerveja II

O jovem cervejeiro Gabriel Di Martino, de 23 anos, estará à frente do espaço da cervejaria Sankt Gallen no evento Degusta Beer & Food, que acontece de amanhã até o dia 3, em São Paulo. Ele vai apresentar rótulos premium da cervejaria como o Therezópolis Gold e o Therezópolis Elfenbein, além do chope criado por ele para o inverno, no estilo Belgian Blond Ale.

Do you want some wine?

Aprender inglês e ao mesmo tempo degustar um bom vinho. Essa é a proposta da English House Corporate, que promove no dia 14, no English House Café, no Centro do Rio, o Winetasting. Nele, a sommelière Paula Brazuna promove degustação em inglês dos vinhos da Kopke e da Quinta de S. José.

O sabor da África

A vinícola sul-africana Nederburg lança para o Dia dos Pais o Ingenuity Tinto. Elaborado com as uvas sangiovese, barbera e nebbiolo, ele tem notas de amora, cereja e ameixa, além de especiarias, com um toque de alcaçuz. Com 14,5% de álcool, ele harmoniza bem com aves, carnes vermelhas, massas com molho intenso e pratos condimentados.

Nova casa asiática

O restaurante asiático Sawasdee acaba de abrir nova casa em Ipanema. Para marcar a data, o chef Marcos Sodré renovou o menu com dicas interessantes de harmonização, como o Cordeiro Tamarindo, costeletas de cordeiro ao chutney de tamarindo, sambal de coco e chips de batata-doce, servido com um clássico Chardonnay e Viognier.

Banho de borbulha

A Bla Blá Champanheria, na Barra, lançou para o Dia dos Pais uma champanheira com capacidade para três garrafas. A novidade tem forma de banheira vitoriana, que remete ao glamour de Cote D’azur, na França. Na compra da champanheira, o cliente leva duas garrafas de espumante Bla Blá brut e rosé de 750ml.

Você pode gostar