
Louras, ruivas, pretas... Seja qual for a preferência, este mês os apaixonados por cerveja vão fazer a festa. A bebida ganha mais destaque com dois festivais que acontecem no Rio. A segunda edição do Mondial de La Bière, de 20 a 23 de novembro, leva mais de 650 rótulos para o Terreirão do Samba, na Cidade Nova. Um dos maiores eventos cervejeiros do mundo, com edições no Canadá e na França, ele inclui workshops, bate-papos e concursos. “Nossa expectativa em 2013 foi superada e, por isso, queremos repetir este ano. Na edição de 2014 aumentaremos nossa área em mais de 30%, com maior número de expositores e mais um dia de festival”, explica Victor Montenegro, diretor de Núcleo da Fagga Eventos, que organiza o festival com público esperado de mais de 23 mil pessoas.
No outro final de semana, de 27 a 30, é a vez das belgas no Belgian Beer Weekend, no Centro de Convenções Sulamérica, também na Cidade Nova. Realizado pela Fobe Eventos em parceria com o Consulado Geral da Bélgica no Brasil, cerca de 50 cervejarias daquele país mostrarão seus rótulos, mais de 200, a maioria inéditos por aqui. Além das cervejas belgas, haverá gastronomia típica, degustações e palestras com chefs e mestres cervejeiros belgas.
Além dos festivais, chegam ao mercado duas novidades: as alemãs Ayinger e a americana Woodchuck. As primeiras produzidas pela cervejaria da Bavária já receberam diversos prêmios em excelência. Importada pela Interfood, elas chegam nos estilos Weisebier, frutada e refrescante, Dunkelweizen, intensa e encorpada, Pilsen, leve e amarga, Dortmunder, equilibrada e refrescante, Doppelbock, forte e maltada, e Munich Dunkel, com notas adocicadas. A segunda, importada pela Beer Maniacs, é uma autêntica American Hard Cider, produzida artesanalmente desde 1990 e líder no seguimento nos EUA. Ela nasceu no pequeno estado de Vermont, conhecido pela extensa plantação e cultivo de maçãs, berço de grandes produtores de cidra. A receita se mantém fiel à original: uma sidra tradicional com forte sabor de maçãs grandes e vermelhas.
OUTROS COPOS
Novos Petiscos
O chef Marcelo Tanus incluiu novas delícias no menu do Astor. Entre elas os irresistíveis Muffin Bristol, pãezinhos de calabresa com queijo gruyère, ideais para serem degustados com um bom chope. Para os amantes dos frutos do mar há o Grand plateau com peixes, crustáceos e frutos do mar, e o Fish and Chips clássico inglês.
Menu harmonizado
A vinícola Penedo Borges fechou parceria com o restaurante Garden, em Ipanema. Até domingo, dá para aproveitar o menu harmonizado. Os rótulos escolhidos para acompanhar o cardápio são Penedo Borges Espumante Chardonnay, Penedo Borges Reserva Chardonnay e Penedo Borges Reserva Malbec. Entre as receitas estão ceviche de camarão com salmão, e moquequinha de bacalhau.
Por um fio
O azeite espanhol Borges inova com exclusivo bico dosador que permite escolher entre mais ou menos líquido. A novidade está disponível em todas as garrafas de 500 ml e 250 ml, que chegam ao mercado com novo rótulo e um selo colado próximo à tampa, que comunica o dosador e destaca a sua funcionalidade.
Chegada esperada
A nova safra de Beaujolais Nouveau chegou ao Brasil e em mais 75 países, e a Churrascaria Palace, em Copacabana, inclui na sua carta o Beaujolais Nouveau 2014 de Georges Duboeuf. Esse vinho tem uma atraente cor vermelho rubi, aromas complexos de morango, banana, framboesa e um toque de pêssego vermelho. No paladar é elegante, frutado e fácil de beber.
Espumantes nacionais em alta
Os espumantes brasileiros podem ganhar mais espaço nos mercados dos Estados Unidos, Canadá, México, China, Chile, Argentina e Uruguai. Eles serão avaliados pelo crítico chileno Patricio Tapia para o ‘Guia Descorchados’ publicado em oito países. A convite da Inner Editora e Eventos, Tapia degustará mais de uma centena de espumantes nacionais durante sua estada de cinco dias na Serra Gaúcha.
Drinque vencedor
O paulista Matheus Cunha, do The Sailor Legendary Pub, ganhou o campeonato de coquetelaria Grey Goose. O drinque, batizado de O Comandante, leva 60 ml de Grey Goose, 30 ml de shrub de cupuaçu, 20 ml de maracujá do cerrado, 20 ml de licor de pitanga e 5 gotas de bitter de chimarrão.