Por monica.lima

Eles vieram de duas regiões tradicionais de vinhos portugueses, o Douro e o Alentejo. A primeira, banhada pelo rio Douro, situada no Nordeste de Portugal, foi classificada pela Unesco como Patrimônio da Humanidade, pela sua paisagem montanhosa e condições climáticas especiais para o plantio da uva. A segunda, no Centro-Sul, recebe os ventos do Atlântico e foi considerada pela revista ‘USA Today’ a melhor região vinícola para se visitar em Portugal.

Vinícola Herdade do SobrosoDivulgação


São dessas duas áreas que chegam ao Brasil os vinhos das vinícolas Quinta da Casa Amarela (Douro) e Herdade do Sobroso (Alentejo). “Nossos vinhos são totalmente orgânicos, fazemos o controle das pragas com joaninhas. Por isso, elas estão até nos nossos rótulos”, destaca Laura Regueiro, proprietária da Casa Amarela ao lado do marido Gil Regueiro. O branco Selecion 2012 é elaborado com malvasia fina, viosinho e rabigato. É fresco e equilibrado, com notas cítricas e florais ideais para o verão brasileiro. Já a vinícola Herdade do Sobroso une o enoturismo, com direito até a safari pela propriedade, ao prazer de um bom vinho, como o tinto Herdade do Sobroso Alentejo DOC 2012. Produzido com um blend de arabonez, trincadeira, alicante bouschet e alfrocheiro preto, ele permanece 14 meses em barricas de carvalho francês. De cor granada, esse vinho tem notas de frutas vermelhas, chocolate e marmelo, é intenso, com um final de boca persistente.

OUTROS COPOS

Na jarra I

O tradicional restaurante Diagonal, inaugurado em 1958 no Leblon, preparou novidades na carta de drinques. Entre elas a sangria de espumante com maçã verde, limão siciliano, kiwi, alecrim, hortelã e limoncello.

Na jarra II

O premiado chef Pedro de Artagão acaba de lançar novos drinques no Irajá Gastrô. A carta de gim tônica ganhou quatro sabores: tomate, frutas vermelhas, citrus e caju. O novo menu também tem drinques refrescantes como o Caricot, versão carioca (com trocadilho) para o Clericot. O drinque, servido em uma jarra, leva sauvignon blanc, carambola, pera, uva, maçã verde e gelo de maracujá.

Bloco da folia

O Grupo Thoquino aposta no Carnaval para incentivar o consumo de seus três carros-chefes em três segmentos diferentes. O mais sofisticado, com o prosecco Balotelli, elaborado 100% com uvas glera. O mais popular com a Ice de cramberry com açaí. E o mais tradicional com a vodca Kovak Prime, destilada cinco vezes.

Check-in no hotel

A vinícola Sanjo, de São Joaquim (SC), comemora a chegada de seu jovem vinho branco, o Núbio Sauvignon Blanc, à carta dos badalados restaurantes do Hotel Copacabana Palace. Refrescante e com notas cítricas, o rótulo tem na bagagem duas medalhas de ouro nos Concursos Mundiais de Bruxelas em 2011 e 2012. Em 2013, foi escolhido ainda pelo anuário de vinhos do Brasil como o melhor Sauvignon Blanc nacional.

Carta italiana

Conhecida por suas pizzas com coberturas especiais, a Bráz apresenta aos clientes sua nova carta de vinhos. Entre os destaques estão a maior oferta de rótulos italianos, como os tintos Villa Masti Chianti DOCG 2012 e Barbera D’Asti Ceppi Storici Araldica 2011. Como alternativa ao chope, a casa aposta em uma nova versão de sangria, que leva purê de morango e maçã verde, Vermute, Aperol e espumante.

Feijoada com espumante

Quem disse que feijoada só combina com cerveja e caipirinha? Em ritmo de Carnaval, o hotel Caesar Park lança, no dia 14, sua feijoada harmonizada com o espumante Dal Pizzol Brut. Elaborado com pinot noir, riesling itálico e chardonnay, ele apresenta acidez refrescante que pode
casar bem com o prato.

Você pode gostar